Piauí registra alta nas mortes violentas em 2022

Piauí registrou aumento de 8% no primeiro trimestre do ano.

18/05/2022 - 10:39

Indo na contramão da tendência nacional, o estado do Piauí registrou um aumento no número de mortes violentas em 2022, em relação ao mesmo período de 2021, conforme o levantamento do Monitor da Violência.

Enquanto no país houve redução de 6% nos homicídios dolosos, latrocínios e lesões seguidas de morte, o Piauí registrou aumento de 8% no primeiro trimestre do ano.

No ano passado foram 149 mortes entre janeiro e março. Já em 2022, foram 161 no total, no estado.

O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Apenas outros quatro estados do país registraram aumento casos, sendo eles Rondônia (48%), Mato Grosso do Sul (17,5%), Pernambuco (16,3%) e Mato Grosso (15,2%).

Acre e Roraima tiveram as maiores reduções, 29% e 28%, seguidos pelo Rio Grande do Norte e Maranhão, com redução de 20%.

Aumento constante de mortes violentas

E o aumento não é isolado no Piauí. Em todo o ano de 2021, o estado foi um dos sete com registro de crescimento nos mesmos crimes, conforme o levantamento.

Facções e onda de assassinados

Novembro e dezembro foram os meses com maior índice de crimes, sendo mais de 80 por mês. Nesses meses, os homicídios explodiram no litoral do Piauí. Em Parnaíba, que em 2020 registrou 31 mortes, teve mais de 80 pessoas assassinadas no ano seguinte.

Na época, o secretário de Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, declarou que o aumento impressionante aconteceu principalmente por conta da disputa, pelo controle do tráfico, por parte dede facções criminosas de outros estados que tentavam se instalar no litoral do Piauí.

 

Fonte: G1