Chuvas no Piauí devem continuar até o final de semana

É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

20/05/2022 - 10:17

A chuva na manhã desta quinta-feira (19) pegou muitos teresinenses de surpresa. Há alguns dias, as precipitações reduziram, se concentrando mais ao norte do Piauí. Mas a previsão para os próximos dias é de chuva em grande parte do Piauí. O tempo deve permanecer favorável para chuvas nos próximos dias seguindo até o final de semana. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que emitiu, nesta quinta-feira (19), alerta amarelo de perigo potencial que abrange 195 municípios do Piauí.  

Segundo a Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), a combinação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a termodinâmica devem provocar chuvas na região norte do Piauí. No sul, a frente fria ao sul da Bahia promove instabilidades e chuva, principalmente no sudeste piauiense.Dessa forma, são esperadas chuvas expressivas no norte, centro-norte e parte do sudeste, atingindo municípios como Luís Correia, Teresina, Oeiras e Picos. 

O INMET informou que estão previstas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h) pelo menos até a manhã desta sexta-feira (20) em 195 municípios do Piauí. Segundo a SEMAR, o tempo deve variar entre parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no norte, centro-norte e parte do sudeste até o final de semana.

Fonte: meio norte