Países europeus começam a oferecer vacina contra varíola dos macacos

Países europeus começam a oferecer vacina contra varíola dos macacos

25/05/2022 - 09:21

Para conter o novo surto de varíola dos macacos, alguns países da Europa já começaram a encomendar e disponibilizar vacinas contra a doença. Segundo último boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na terça-feira (24/05), mais de 130 infecções foram registradas até o momento, enquanto outras 106 ocorrências da doença são investigadas.

Foto: Cosems-SP

Na última semana, por exemplo, o Reino Unido começou a oferecer vacinas contra a varíola dos macacos para profissionais da saúde que tiveram contato com pacientes contaminados pela doença. Posteriormente, autoridades sanitárias da França recomendaram a aplicação do imunizante para adultos do grupo de risco e trabalhadores da saúde.

Na Alemanha, foram encomendadas cerca de 40 mil doses da vacina produzida pela Bavarian Nordic, que conta com 85% de efetividade. O ministro da Saúde, Karl Lauterbach, disse, no entanto, que medidas como período de isolamento de pelo menos 21 dias para pessoas infectadas seriam suficientes para conter o surto por enquanto.

Apesar dos esforços, a OMS afirma que a vacinação em massa contra a doença ainda não é necessária, ressaltando que medidas como boa higiene e hábitos sexuais seguros podem ajudar a controlar o surto. Segundo análises primárias, a doença pode ser transmitida por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. 

Fonte: As informações são do SBT News.