Amostragem: 90,6% sentem orgulho e gostam de viver no Piauí

No início da série histórica, em 2002, 52% tinham vergonha

02/06/2022 - 07:58

O sentimento do povo piauiense em relação ao estado é de orgulho. Pesquisa do Instituto Amostragem para o Grupo Meio Norte de Comunicação realizada no mês de maio deste ano revela que 90,6% tem orgulho, gostam de viver no Piauí.

Mas nem sempre foi assim. Em 2002, no início da série história de pesquisas sobre a autoestima do piauiense, a maioria, exatos 52%, tinha vergonha e não gostava de viver no Piauí. Enquanto uma minoria de 48% tinha orgulho e gostava de morar no Estado.

Depois de 20 anos, a autoestima do piauiense deu uma guinada com apenas 3,1% continuando a ter vergonha e sem gostar de viver no Piauí. Enquanto um novo ânimo tomou conta de 90,6% da população que tem orgulho de onde vive, do que o estado se tornou, de fazer parte do Piauí.

O conceito de autoestima remete a valoração intrínseca que o indivíduo faz em diferentes situações da vida a partir de um conjunto de valores. E quais são os valores que engrenaram essa escalada na autoestima do piauiense? Não existe mágica. O resultado foi alcançado com um trabalho inovador realizado na educação, saúde, emprego, melhoria da renda, sedimentado em empreendimentos econômicos importantes que deram, como nunca antes, orgulho ao piauiense que deixou de morar no estado mais pobre do País.

O Piauí não tem nenhum município na lista das 50 cidades mais pobres do Brasil. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atestou no mês passado que o estado deixou o mapa da pobreza do País. O ranking leva em conta a renda per capita, ou seja, o resultado da divisão da riqueza de um lugar pelo número de habitantes. Na prática, a renda do piauiense cresceu e se passou a viver melhor no estado.

 

Fonte: MEIO NORTE