Piauí tem 4ª maior taxa do país em óbitos por choque; 30 mortes só em 2021

Em números gerais, o Piauí registrou 30 óbitos por choque em 2021

07/06/2022 - 07:21

Todo cuidado é pouco, e com eletricidade a frase faz ainda mais sentido. Dados da Abracopel (Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade), divulgados no último mês, apontam que o Piauí é o quarto do país na taxa de mortalidade por choque elétrico; o índice chegou a 9,123 por milhão de habitantes, em 2021. O número foi superior apenas no Acre, Rondônia e Mato Grosso. Em 2019 e 2020, o Piauí ficou na segunda colocação.

Em números gerais, o Piauí registrou 30 óbitos por choque em 2021, o índice foi o décimo do país. Neste recorte, São Paulo (59), Pernambuco (49) e Bahia (45) foram os que tiveram uma maior incidência de casos. No Brasil foram 674 mortes por choque elétrico no ano passado. 

"Independentemente de quem está à frente, o Brasil tem um número signicativo de acidentes com choque elétrico, situação que, na maioria das vezes, poderia ser evitada com a execução de projetos elétricos e a instalação de dispositivos de proteção como DR, por exemplo, ou ainda o dimensionamento correto de condutores. Uma outra prática que deveria ser seguida é a revisão da instalação elétrica ao menos a cada 5 anos, pois com esta prática se detecta possíveis problemas possibilitando programar as adequações", avaliou a Abracopel no relatório.

Fonte: meionorte