Plenário Virtual do TJPI: mais de 56 mil processos julgados em três anos

Plenário Virtual do TJPI: mais de 56 mil processos julgados em três anos

08/06/2022 - 11:05

O Plenário Virtual do Tribunal de Justiça do Piauí completa, nesta terça-feira, 7 de junho, três anos de implantação com a marca de 56.502 processos julgados em 1.571 sessões, o que equivale a uma média de 35 processos apreciados por sessão. No mesmo período, foram realizadas 912 sessões presenciais, com o julgamento de 9.291 processos.

Ao destacar a importância do Plenário Virtual, o desembargador Olímpio Galvão, coordenador do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala Lab), ressalta que a plataforma modernizou a prestação jurisdicional ao tempo em que propiciou aumento na produtividade.

“Os julgamentos pela plataforma digital mostram o avanço do Judiciário piauiense e reforçam o compromisso da atual gestão com a celeridade da prestação jurisdicional. Com o plenário virtual, houve um aumento significativo da quantidade de processos julgados no 2º Grau. O número é perceptível em comparação com a quantidade de processos julgados em sessões presenciais”, diz o magistrado.

Para o coordenador do Opala Lab, a dinâmica dos julgamentos virtuais favorece a celeridade: “Como as sessões virtuais ocorrem em um período de sete dias, é possível inserir uma grande quantidade de processos para julgamento, o que é inviável em uma sessão presencial, uma vez que é necessário ler o voto e demanda muito tempo para julgar uma pequena quantidade de processos. Iniciamos o Plenário Virtual no 2º Grau e recentemente o inserimos nas Turmas Recursais. A ferramenta possibilita não apenas a inserção de um maior número de processos, mas também a realização de mais sessões, constituindo-se em aliada fundamental da melhoria da prestação jurisdicional”, detalha o desembargador Olímpio Galvão.

 

Fonte: TJPI