Lixão da Aroeira em Pedro II um desafio para gestão

Na história da cidade nunca houve um prefeito capaz de resolver o problema

15/06/2022 - 11:09

Um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) em 2019 apontou que 83,5% dos municípios no estado não realizam coleta seletiva. Os dados apontam que 71% das cidades piauienses não desenvolvem ações voltadas à educação comunitária sobre o descarte do lixo. O local de destinação final destes resíduos sólidos costuma ser em vazadouros ao ar livre, conhecidos como lixões. Somente 8% dos municípios possuem aterro controlado e 2% aterro sanitário.

Pedro II não é diferente. Na história da cidade nunca houve um prefeito capaz de resolver o problema do lixão da Aroeira apesar das promessas, garantias de verbas e até prazos estabelecidos para o cumprimento dessa obrigação em nome da preservação da saúde pública.

Em 2018 só para citar uma data a Prefeitura Municipal de Pedro II afirmou por meio de um suposto projeto de gestão que visava solucionar a questão do armazenamento do lixo. Na ocasião com direito a extensa matéria no site oficial da Prefeitura foi registrada a presença da Secretária do Meio Ambiente, Defesa Civil, Coordenador de Limpeza Pública e até a Polícia Militar.

Na ocasião foi dito que a Prefeitura estava empenhada em resolver o problema de forma definitiva e havia orçamento para ser licitado da ordem de 4,5 (Quatro Milhões e quinhentos mil reais) que nunca ocorreu pelo menos o aterro sanitário nunca foi implantado em Pedro II.

 É comum a reportagem da Imperial Fm receber denuncia de lixo descartado de forma irregular por toda cidade, talvez por perceber o descuido do município por décadas em se importar em desenvolver pelo menos campanhas publicitárias para conscientização do problema. Aplica-se aqui a Teoria da Janela quebrada. Considere uma calçada ou passeio no qual algum lixo está acumulado. Ao longo do tempo, mais lixo é acumulado. “No final das contas, as pessoas começam a deixar lá seus sacos de lixo.”

Uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo, dizem os autores do estudo, é resolver os problemas quando são pequenos. Reparar janelas quebradas em pouco tempo, dizem os autores, e ver-se-á que os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais. Limpar os passeios e a tendência será de o lixo não acumular.

A teoria faz duas afirmações principais: que o crime de pequena escala ou comportamento antissocial é diminuído, e que o crime de grande escala é, como resultado, prevenido.

Fonte: REDAÇÃO