Acusado de matar homem em bar de São Miguel do Tapuio (PI) será julgado pelo Tribunal do Júri

Acusado de matar homem em bar de São Miguel do Tapuio (PI) será julgado

29/07/2022 - 09:57

O juiz Alexandre Alberto Teodoro da Silva, da Vara Única da Comarca de São Miguel do Tapuio, em decisão do dia 25 de julho, determinou a pronúncia de Francisco José de Sousa, de 45 anos, para que seja julgado pelo Tribunal do Júri pelo assassinato de Antônio Carlos Gonçalves após discussão sobre o pagamento de uma dívida de bar no ano de 2017, em São Miguel do Tapuio, a 226 km de Teresina.

Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, no dia 7 de junho de 2017, o acusado foi até um bar às 9h. Antes de ir embora, por volta das 22h, ao ser cobrado pela dona sobre o pagamento da conta, ele se negou, foi quando a vítima Antônio Carlos decidiu intervir e pediu que ele pagasse o valor devido.

Francisco José então decidiu sair do bar sem pagar a conta, momento em que Antônio Carlos e a dona do bar seguiram o acusado. Quando alcançaram ele, o acusado esfaqueou a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Logo depois ele foi localizado por populares, onde foi agredido e com a chegada da polícia foi preso.

Já a defesa do acusado alegou que o caso é de legítima defesa, e que antes do crime Francisco José teria sido agredido pela vítima.

Na decisão o juiz informou que existem provas para que o caso seja julgado pelo Tribunal Popular do Júri, para que o crime seja analisado devidamente.

“Como se pode observar, com relação à autoria, os indícios apontam em direção ao réu, uma vez que, em tese, o acusado, portando uma faca, golpeou de forma fatal a vítima, Antônio Carlos Gonçalves Mota, indicando, assim, que análise do fato é da competência da avaliação pelo Tribunal do Júri. É que, no presente momento, a tese da legítima defesa alegada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí, deverá ser analisada pelo Tribunal do Júri, sob pena de se furtar ao juízo natural a análise dos fatos e sua avaliação”, afirmou o juiz na decisão.

 

Fonte: Filipe Germano