Família do paciente com varíola dos macacos é monitorada em Batalha

Os demais pacientes com suspeita estão em isolamento e fora de risco. 

05/08/2022 - 10:53

A Secretaria Municipal de Saúde de Batalha está monitorando a família do paciente de 46 anos diagnosticado com a varíola dos macacos nesta quinta-feira (04). “Toda a família está sendo monitorada. Essa doença é diferente da covid-19, porque ela precisa de um contato maior, mas o principal meio de transmissão é a relação sexual ou um contato mais direto. De acordo com informações repassadas pela gestora, o paciente não mora em Batalha e só foi ao município para visitar alguns familiares. Ao chegar na cidade, o homem já apresentou febre, dores musculares e cabeça e a presença das lesões corporais, uma das principais características da doença. 

Apesar da suspeita ter sido notificada no último dia 03 de julho, quando o homem apresentou os primeiros indícios da doença e iniciou o tratamento e o isolamento domiciliar, o resultado do exame com diagnóstico positivo só foi divulgado um mês após a coleta de sangue do paciente. 

Casos investigados

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) investigava outros cinco casos suspeitos da varíola dos macacos no estado, nos municípios de Parnaíba, União, Esperantina, Curralinhos e Hugo Napoleão, que estão sendo acompanhados pelas autoridades de saúde. Dos cinco casos que ainda estão em investigação, apenas um paciente encontra-se em estado grave. Trata-se de um idoso de 60 anos que vive em situação de rua na cidade de Parnaíba. Os demais pacientes com suspeita estão em isolamento e fora de risco. 

Fonte: Com informações de Breno Moreno