Alerta: tentativas de golpes pelo whatsapp tem crescido em cidades do Piauí

Alertar outras pessoas para a ação dos estelionatários.

11/08/2022 - 09:33

Tentativas de golpes pelo whatsapp estão sendo cada vez mais frequentes e nos últimos dias várias pessoas em Oeiras têm tornado público, com o objetivo de alertar outras pessoas para a ação dos estelionatários.

Entre as estratégias utilizadas pelos estelionatários, uma que tem ocorrido com frequência é a que o golpista se passa por um filho irmão, parente ou amigo próximo, usando fotos que conseguem nas redes sociais para usar no perfil do whatsapp, e afirma que passa por dificuldades e precisa de uma ajuda financeira.

Outra estratégia que os estelionatários usam, é dizer que têm que efetuar um pagamento e está com um problema no aplicativo do banco. Para isso, fornecem o número de uma conta em que o depósito deve ser feito.

No primeiro caso, as vítimas, em muitos casos, geralmente idosos, caem na lábia dos farsantes e perdem consideráveis quantias em dinheiro. Mas não são apenas idosos.

Nesta quarta-feira (10/08), o vereador Cleyton Andrade, postou em suas redes sociais a tentativa de um golpista que tentou se passar por ele, mandando mensagem para seu irmão. Mas dessa vez o estelionatário se deu mal, e recebeu uma invertida do irmão do vereador.

Também esta semana, em Oeiras outro golpista tentou se passar por uma amiga de uma professora. Ao fazer questionamentos, foi bloqueada pela golpista e passou a mandar pra outras professoras que fazem parte do mesmo grupo de amigas. 

Usando a foto de outra professora, mandou mensagens para a mãe dela pedindo a quantia de R$ 1.278,00. Alertada, ela bloqueou o número. 

Os crimes de estelionato pelo WhatsApp tem aumentado e há formas de evita-los.

- Sempre checar a fonte, ligando para a pessoa (filho/a, etc) antes de tomar a decisão financeira;

- Nunca acreditar piamente na mensagem que recebe;

- Em caso de clonagem de algum dos seus contatos, a fraude pode ser reconhecida, já que o número de celular não estará na sua agenda; 

- Os golpistas também pedem para adicionar um novo número. Ligue para saber se é verdade. O não atendimento, é um sinal de golpe; 

- Em caso de pedir dinheiro, confirme se de fato é a pessoa que você conhece por trás das mensagens, realize de preferência uma chamada de vídeo;

- Oculte sua foto para que apenas seus contatos vejam, isso dificulta que seu perfil do WhatsApp seja clonado;

- Esteja atento ao WhatsApp Web, desconecte sessões realizadas em máquinas que não sejam suas;

- O aconselhável é que ao perceber que está diante de um golpe, não seja mais feita nenhuma interação com o golpista, não responda as mensagens, realize a denúncia e bloqueie o número.

Fonte: 180 GRAUS