Piauí já tem 11 cidades em situação de emergência devido à estiagem

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União

11/08/2022 - 09:47

O município de Campo Alegre do Fidalgo, a 532km ao Sul de Teresina, teve situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em virtude da estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10). Com mais esse reconhecimento, sobe para 11 o número de cidades em emergência no Piauí.

Estão sofrendo os efeitos da seca: Betânia do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí, Vera Mendes e Vila Nova do Piauí.

Além de Campo Alegre do Fidalgo, o governo reconheceu nesta quarta situação de emergência também por causa da seca em Itatira, no Ceará. Já no município de David Canabarro, no Rio Grande do Sul, os problemas foram causados por chuva de granizo.

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

 

Fonte: (Com informações do MDR)