Teresina terá temperatura chegando a 40 graus nesta semana, diz Climatempo

Para este domingo, a previsão é de 38 graus

18/09/2022 - 07:24

temperatura vai esquentar em Teresina a partir deste domingo (18), podendo chegar até 40 graus na próxima quinta-feira (22), segundo previsão do Climatempo, acendendo um alerta para os cuidados com crianças e idosos, principalmente. O cenário reflete justamente o período conhecido como B-R-O-Bró, compreendendo os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, considerados os mais quentes no Piauí.

 

Para este domingo, a previsão é de 38 graus; mas os dias seguintes ficarão bem mais quentes, já que as temperaturas devem chegar a 39 graus na segunda, terça e quartas-feiras, o que significa que a população, especialmente crianças e idosos, devem ter atenção redobrada e ingerir bastante líquido para evitar desidratação. Isso porque alguns idosos não gostam de beber água ou até mesmo esquecem, mas é preciso e necessário a ingestão de uma média de sete copos de líquido por dia, podendo ser água, suco ou chá.

Na sexta (23) e sábado (24), as temperatus também estarão elevadas, chegando a 39 e 40 graus, respectivamente, de acordo com o Climatempo.

Conforme ressalta a meteorologista da Segundo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, "é um período em que as temperaturas elevam e a umidade do ar também fica mais baixa”, relata

Para enfrentar as elevadas temperaturas nestes meses de B-R-O-Bró, a dica é jamais esquecer o uso de protetor solar e sombrinha (guarda-sol) quando sair de casa;  abusar na hidratação, seja dentro e fora de casa; fazer uso de toalhas úmidas e bacias com água espalhadas para ajudar a aumentar a umidade; também utilizar soro fisiológico no nariz; fazer uma combinação do ventilador com umidificador de ar; chegar a posicionar garrafa com gelo por trás dos ventiladores deixar o ambiente mais refrescante, e não esquecer de fechar janelas nos locais onde houver maior incidência de sol. 

Já o pediatra Rogério Medeiros, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Renascença alerta para que as pessoas sempre andem com uma garrafa de água para onde forem, seja para parques, escola, trabalho, e ingerir bastante líquido. Ele aconselha a substituir frituras por alimentos assados, bem como o sorvete de massa por picolé, principalmente de frutas.

Por conta das elevadas temperaturas, é preciso ficar atento as variações e evitar choques térmicos. Isso porque como na rua as pessoas infrentam o calor, quando for entrar em algum ambiente refrigerado é comum haver a queda brusca de temperatura, o que pode favorecer o aparecimento de doenaças. Então, se você puder, evite sair de casa nos horários mais quentes.

Para finalizar, os especialistas também aconselham a evitar tomar banhos com água muito quente, pois esse hábito pode levar ao ressecamento da pele.

Tópicos

Fonte: meionorte.com