Consumo de álcool teve aumento em 30% entre as mulheres

Mulheres são mais sensíveis aos efeitos do álcool

24/09/2022 - 09:47

De acordo com números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pouco mais de uma década, o consumo de álcool pela população feminina aumentou em 30%. De acordo com as estatísticas, uma a cada quatro mulheres faz uso pesado da droga lícita e 2% desenvolve algum grau de dependência.

Biologicamente as mulheres são mais sensíveis ao álcool. Isto porque o sexo feminino possui menor concentração de enzimas que metabolizam o álcool e possuem maior absorção da substância no intestino. Além disso, elas têm maior proporção de gordura corporal e menor quantidade de água no corpo.

Em razão destes fatores, as mulheres sempre vão apresentar uma concentração alcoólica maior mesmo tendo bebido a mesma quantidade de álcool que um homem. Isso pode ser comprovado em testes de alcoolemia, o popular teste do bafômetro.

A questão fisiológica das mulheres abre um parêntese para um problema que vai além de uma ressaca mais acentuada: o alcoolismo. A doença, que é caracterizada pelo fator crônico e, por muitas vezes, fatal, pode ser mais agressiva para as mulheres que para os homens. 

Fonte: MEIO NORTE