8ª Conferência Municipal debate direitos da criança e do adolescente em Boqueirão do Piauí

O evento teve ainda a eleição dos delegados

17/11/2022 - 21:13

A “Situação dos direitos humanos da criança e do adolescente em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” foi tema da 8ª Conferência Municipal realizada pela Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). 

A Conferência reuniu representantes da sociedade civil, membros de instituições e conselhos municipais com o objetivo de implementar políticas de direitos humanos de crianças e adolescentes, garantindo a concretização das propostas elaboradas pelos eixos temáticos durante a conferência para serem debatidas em conferência estadual. 

A Secretária Luciene Silva destacou que a conferência é um espaço para a construção de ideias e propostas. 
“O objetivo é debatermos ações voltadas à proteção das crianças e adolescentes e as políticas públicas em nosso município” disse a Secretária. 

O vice prefeito Raimundo Filho destacou a parceria do município em apoiar as causas a favor de crianças e adolescentes do município. 

A Assistente social Poliana Carvalho ministrou a discussão do tema com os participantes. Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas.
• Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; 
• Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; 
• Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; 
• Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; 
• Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Após as apresentações, o evento foi encerrado com a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual representando o município.

Fonte: Por Toni Filho / ASCOM