Mais de 100 municípios do Piauí têm previsão de chuva neste final de semana

Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

19/11/2022 - 09:12

Grande parte do Piauí tem previsão de chuvas para esta sexta-feira (18) e sábado (19). Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mais de 100 municípios piauienses devem registrar temporais com volumes que variam de 60 mm até 100 mm em 24 horas.

Isso se deve à passagem de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se forma a partir de uma região de alta umidade, resultado da interação da circulação de ventos de vários sistemas meteorológicos que atuam ao mesmo tempo. 

Diante do quadro, o INMET emitiu alerta com grau de severidade perigo potencial para 118 cidades das regiões sudeste, sudoeste piauiense e centro-norte, incluindo Teresina, Floriano e Oeiras. Nesses municípios, a previsão é de volumes variando entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm em 24 horas, além de ventos intensos (40-60 km/h).

Segundo o INMET, algumas dessas cidades, como  Bom Jesus, Floriano, São Raimundo Nonato e Uruçuí, há riscos de temporais, com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Para esses municípios, o INMET emitiu alerta com grau de severidade perigo, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em Teresina, neste sábado (19), o tempo deve ficar nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, durante o dia e a noite. A temperatura máxima deve chegar a 34°C. Domingo (20), muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas e máxima de  36°C. 

Fonte: MEIO NORTE