Covid: uso de máscara deve voltar a ser obrigatório no Piauí a partir da próxima semana

COE estadual vai se reunir na terça-feira (22) para avaliar dados epidemiológico

19/11/2022 - 09:25

Diante do aumento nos casos de covid-19 registrado na última semana, o uso de máscara deve voltar a se tornar obrigatório no Piauí. O Comitê de Operações Emergenciais Estadual (COE) vai se reunir na próxima terça-feira (22) para avaliar os dados epidemiológicos dos últimos sete dias e discutir a questão. E expectativa é que já na quarta-feira (23), o Governo baixe decreto voltando a obrigar o uso da máscara em locais públicos abertos.

Vale lembrar que, pelo decreto atualmente em vigor, a máscara continua sendo item obrigatório em locais fechados, transporte público, privado e também em unidades de saúde.

A informação foi compartilhada pela governadora Regina Sousa nesta manhã. “Acho que a máscara vai voltar a ser uma necessidade de novo e terça-feira a gente conversa. Na quarta, pode ter um decreto. Estamos planejando e se continuar o resultado dessa semana como a da outra em que os casos aumentaram três vezes, não tem como não tomar medidas preventivas”, explicou a governadora.

O aumento nos casos de covid-19 no Piauí na última semana foi puxado por Teresina, onde os registros da doença subiram 288% nos últimos dias. Da semana de 30 de outubro a 5 de novembro, a capital piauiense teve aumento de 7% na taxa de positividade dos testes de covid-19.

Os números estão sendo monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) sobretudo a partir da confirmação do primeiro caso da sublinhagem BQ.1 da variante ômicron, na cidade do Rio de Janeiro. A Sesapi faz um apelo para que a população que ainda não atualizou seu esquema vacinal procure os postos de saúde para tomar as doses de reforço.

A Secretaria solicitou ao Ministério da Saúde o envio de mais doses das vacinas contra a covid-19 para imunizar especialmente as crianças. “Temos crianças de três e quatro anos, recebemos doses de maneira insuficiente para as crianças até seis anos. A previsão é receber até o fim do mês doses da Coronavac para 3 e 4 anos, mas ainda há doses insuficientes”, disse o secretário Neris Júnior.

Sobre a BQ.1, o gestor disse que se trata de uma variante que deve atuar como todas as outras e que o Piauí deve estar preparado para tomar decisões a respeito do aumento nos casos mantendo a avaliação permanente dos boletins epidemiológicos. “A tendência é aparecer variantes devido à mutação do próprio vírus, mas o Piauí vai estar preparado como sempre esteve”, finaliza Neris Júnior.

 

Fonte: O DIA