Próximo trimestre deve ter chuvas acima da média no Piauí, aponta Semar

Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí.

30/11/2022 - 08:20

A previsão de chuvas para os meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 sugere maior probabilidade de volumes entre a faixa normal e acima da faixa normal. Isso significa que pode chover mais que o esperado em algumas regiões do Piauí. É o que aponta a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

O órgão divulgou, nesta semana, a tendência climática para o estado do Piauí no próximo trimestre (dez/jan/fev) e indicou maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem na categoria de normal a acima da faixa normal climatológica em grande parte do estado.

A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre DJF/2023 indicam para o Piauí, maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica no sudeste, sudoeste e centro-norte. No norte do estado, as chuvas devem ficar dentro da faixa normal para o período DJF/2023.", informou o documento. 

O relatório também traz uma visão dos últimos dois meses, apontando que no mês de outubro de 2022, foram registradas chuvas acima da média histórica no Piauí. Até a segunda quinzena de outubro de 2022, as chuvas aconteceram dentro dos padrões normais para a época, porém, a última semana foi marcada por condições indutoras de chuvas, culminando em resultado acima da climatologia histórica.

 

Fonte: MEIO NORTE