Anvisa alerta sobre pomada para cabelo que causa cegueira temporária

Produto é utilizado para modelar cabelo e não possui autorização da agência

20/12/2022 - 10:30

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre a ocorrência de efeitos colaterais graves causados supostamente pelo uso da pomada Ômegafix, utilizada para modelar e trançar cabelo.

O documento apresenta recomendações para o uso seguro desse produto, entre outros cosméticos. Segundo a agência, o indicado é que os consumidores sempre busquem itens regularizados pela Anvisa, que não é o caso da pomada.

Entre os consumidores que utilizaram o produto, foram relatados a perda temporária da visão, casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo a Anvisa, em um dos diagnósticos médicos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão com prazos de até 15 dias.

Após tomar conhecimento dos relatos dos consumidores, a Anvisa chegou a publicar no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix.

Ainda conforme as orientações da agência, é de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de cosméticos seja registrada.

 

Fonte: MEIONORTE