Piauí começa a emitir Carteira de Identidade Nacional

Adesão só será obrigatória a partir de 2032.

20/12/2022 - 10:50

O Instituto de Identificação do Piauí inicia nesta terça-feira (20) a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para quem vai tirar o documento pela primeira vez. Para os que vão fazer a segunda via do documento, a carteira ainda será a convencional. Contudo, os dois modelos terão QR code e permitirão ao cidadão acesso à carteira digital. A adesão só será obrigatória a partir de 2032.

Além do novo layout, o documento, que visa evitar fraudes, será implementado e integrado ao sistema de identificação do Estado do Piauí com a Receita Federal, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Wallet GOV.BR.

Tudo que você precisa saber:

Quem pode tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

Qual a diferença entre o RG atual e a CIN?

Como funciona a carteira digital?

Como emitir?

Quanto custa?

Adesão é obrigatória?

Quem pode tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN)?

A partir desta terça-feira (20), até março de 2023, o documento será emitido apenas para quem vai tirar carteira de identidade pela primeira vez. A partir de março de 2023, todo o restante da população poderá solicitar o documento, inclusive quem for tirar a segunda via ou posteriores.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Qual a diferença entre o RG atual e a CIN?

Com a nova identidade, o número do RG antigo deixa de existir e apenas o CPF é considerado. O objetivo, segundo o governo, é unificar o número do documento em todas as unidades da federação – atualmente, cada região brasileira pode emitir o documento e, na prática, uma pessoa pode até ter 27 números de RG no Brasil.

Por isso, para ter acesso ao novo documento, é preciso regularizar o CPF. De acordo com a Receita Federal, "haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira".

Como funciona a carteira digital?

Tanto o modelo convencional quando a nova CIN possuem QR code e permitem uma versão digital no aplicativo “RG Digital”, que ainda não tem previsão para lançamento.

Como emitir?

A emissão do Documento de Identidade, o RG, é de responsabilidade dos Institutos de Identificação Estaduais. O Piauí é o sétimo estado em investir na integração, atrás apenas dos estados de Goiás, Acre, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal.

No Piauí, se você for tirar o documento pela primeira vez, é preciso portar o CPF (que deve estar regularizado) e a certidão de nascimento, se você for um cidadão solteiro. Se for casado, divorciado ou viúvo, é preciso levar o CPF e a certidão de casamento, divórcio ou a certidão de óbito do cônjuge.

Os locais de atendimento são a sede no Instituto, localizada na Praça Saraiva, no centro de Teresina; no Espaço Cidadania do Shopping Rio Poty, no anexo do Espaço Automall, Zona Leste de Teresina e no anexo do 24º Distrito Policial, no bairro Dirceu, na zona sudeste da capital. Vale ressaltar que os atuais RGs continuam válidos.

Quanto custa?

A emissão é gratuita para quem vai fazer a emissão pela primeira vez. Para os que vão tirar segunda via ou posteriores, o custo é de R$ 20,40.

 

Fonte: g1