Lula recebe a faixa presidencial das mãos de representantes da população
Lula assume a Presidência da República pela terceira vez.
02/01/2023 - 05:57
A cerimônia de tomada de posse de Lula da Silva enquanto 39.º presidente do Brasil ficou marcada pelo ato simbólico da faixa presidencial, que, face à ausência do presidente cessante, Jair Bolsonaro, foi entregue por representantes do povo brasileiro. Ao lado do vice-presidente empossado, Gerardo Alckmin, e da mulher, Janja Silva, Lula recebeu a faixa de uma criança, um indígena, um negro, uma mulher, um operário e uma pessoa com deficiência, em nome do 'povo brasileiro’.
Representantes de sete grupos sociais e a cachorra "Resistência" subiram a rampa com Lula e Janja na cerimônia de posse. Os representantes entregaram a faixa de presidente para Lula:
Francisco, 10 anos, morador de Itaquera
Aline Sousa, 33 anos, catadora
Cacique Raoni
Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
Murilo Jesus, 28 anos, professor
Jucimara Santos, cozinheira
Ivan Baron, que tem paralisia cerebral
Flávio Pereira, 50 anos, artesão
Resistência tem 4 anos e foi adotada pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, quando Lula esteve preso em Curitiba, em 2018.
A cachorra chegou a ficar 580 dias com militantes na "Vigília Lula Livre", acampamento que foi feito ao lado da sede da Polícia Federal de Curitiba, até que foi levada para a casa de Janja. Até então, ela estava morando com o casal presidencial em São Paulo.