Economistas piauienses avaliam cenário para 2023: 'incertezas e desafios'

O Brasil tende a desacelerar o desempenho econômico

02/01/2023 - 09:36

Com o início de um novo ano e de novos governo, no Brasil e no Piauí, economistas consideram que serão grandes os desafios para melhorar a economia no país. As perspectivas são de um baixo crescimento em 2023, mas as decisões dos novos gestores devem ser essenciais para definir o destino do país, na avaliação dos especialistas. 

Baixo crescimento em 2023

O economista Fernando Galvão afirmou que em 2022 o país deve ter um pequeno crescimento, mas ainda será maior do que era esperado. Ele explicou que as decisões tomadas, com recursos acima do que era previsto no orçamento ajudaram nesse crescimento, mas que isso deve impactar o ano de 2023, que deve ter um baixo crescimento.

“O Brasil tende a desacelerar o desempenho econômico que está tendo. No ano de 2022 deveríamos ter crescido entre 0,5% a 0,7%, muito baixo, mas agora o crescimento deve ir entre 2,5% a 4%, então uma diferença muito grande. O acontece é que de fato a partir do meio do ano, o governo promoveu aquele furo do teto com recursos acima do orçamento, para fazer políticas sociais no período eleitoral, e isso ajudou a turbinar artificialmente a economia brasileira, então está tendo crescimento acima do esperado. Então a projeção que era para 2022, de 0,5% a 0,7% agora vai para 2023”, explicou.

“No Brasil, o ano de 2022 foi um crescimento acima do esperado. Foi uma mistura de commodities altas, pois somos um grande exportador, com benefícios governamentais, e uma demanda reprimida da pandemia que impulsiona o nosso PIB, que deve crescer a 2,9 e 3% nesse ano, mas o resultado será divulgado apenas em março. O nosso setor de serviços é responsável a quase 70% do nosso PIB, e o que a gente tem é uma incerteza, porque ele vai perder um pouco de força e pode deixar de impulsionar a nossa economia em 2023. Também depende muito das políticas governamentais, temos um novo ministro da Fazenda, o Fernando Haddad, e ele já está colocando pessoas do ministério que estão dando visibilidade no mercado e isso é bom para o país”, destacou.

Fonte: POR Bárbara Rodrigues