Papa Francisco nomeia Dom Juarez novo arcebispo de Teresina

Após renúncia de Dom Jacinto, Papa nomeou Dom Juarez, nesta quarta-feira (04).

04/01/2023 - 10:07

O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho e nomeou nesta quarta-feira(4), Dom Juarez Souza da Silva como novo arcebispo metropolitano de Teresina. Desde 2016 ele exercia o ministério de bispo diocesano de Parnaíba. Conforme as informações repassadas pela arquidiocese de Teresina, além de tornar-se o 8° arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez também é Presidente do Regional Nordeste IV da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).

Por meio de nota, a presidência da CNBB divulgou uma saudação ao novo arcebispo de Teresina e um agradecimento para Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, agora emérito.

Tragetória Eclesial

Dom Juarez Souza da Silva, nasceu no interior do município de Cabeceiras do Piauí, no dia 30 de junho de 1961. É o filho primogênito dos 7 filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Souza da Silva.

Em sua formação, cursou o ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa em sua cidade natal e o ensino médio no curso técnico tradutor, intérprete no seminário da Assunção Jacarezinho-PR.

Fez bacharelado em filosofia e teologia no seminário maior Inter-diocesano Sagrado Coração de Jesus em Teresina Piauí é graduada em filosofia pela universidade estadual do Ceará us e mestre em história eclesiástica da propícia universidade gregoriana em Roma na Itália. foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993 na catedral de santo Antônio em campo maior Piauí e presbítero em 19 de março de 1994 na matriz nossa senhora da Conceição em Barras Piauí.

Foi administrador da paróquia de São José em Altos-PI de 1994 a 1996; Vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (icesp), de 2002 a 2008. Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-PI pelo santo padre, o Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória em Oeiras-PI, onde exerceu seu pastoreio até o dia 6 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocése de Parnaíba assumindo a titularidade dessa Diocese no dia 24 de agosto no mesmo ano.

Fonte: Fonte: A10+