Propostas discutidas em audiência pública pode colocar fim ao lixão da aroeira em Pedro II

Pedro II não ficará para trás, disse a prefeita Betinha Brandão

28/04/2023 - 15:12

Na manhã de sexta-feira, (28), aconteceu na sede da Câmara Municipal de Pedro II, Audiência Pública para discutir propostas de viabilidade do aterro sanitário do município.

Autoridades constituídas do município marcaram presença: Vereadores de oposição e situação, Ministério Público e o representante da SEMED (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Daniel Marçal.

Dr. Avelar Marinho da Promotoria Pública de Pedro II classificou a audiência pública como proveitosa pela presença do poder executivo a princípio e pela necessidade do município em deixar claro quais medidas serão tomadas em relação a localização dos despachos dos resíduos sólidos do município.

Segundo Dr. Avelar Marinho foi assinado em tempos passados ajuste de conduta junto ao município visando na ocasião medidas para se definir o local de um possível aterro sanitário, todavia, a discursão mudou na atual conjuntura. Considera-se a possiblidade do município em comunhão com o estado e outros municípios participarem de uma unidade de transbordo ou levar os resíduos para um aterro sanitário mais próximo.

O representante da SEMAR (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Daniel Marçal, afirmou que a área proposta para licenciamento não é adequada para esse fim e foi indeferido. Diante do impasse foi apresentada uma possível parceria integrada entre Ministério Público, SEMAR e o Tribunal de Contas, visando alternativas mais baratas para o município.

Segundo Daniel Marçal os resíduos seriam transportados para setores de tratamento desse material em Altos ou Buriti dos Lopes barateando os custos para prefeitura.

Imagem/Arquivo imperial Fm

A Prefeita de Pedro II Betinha Brandão se mostrou feliz com as propostas apresentadas e afirmou que o povo e os representantes públicos formam o município que busca em conjunto uma solução para os problemas dos resíduos sólidos.

A prefeita disse que o transbordo que visa selecionar o lixo para reciclagem e os demais resíduos despachados para usinas de tratamento foi o que mais agradou em sua visão. “O tratamento de resíduos que podem ser transformados em benefícios para Pedro II gerando renda me encantou e eu achava que era uma utopia, mas já acontece em outros municípios e Pedro II não vai ficar para trás”, disse a prefeita entusiasmada.

Moradores da região onde se cogitava a implantação do possível aterro sanitário ficaram satisfeitos com a proposta.

Fonte: REDAÇÃO