Festival de Inverno de Pedro II retorna ainda maior em 2023

O Festival já faz parte da história do Piauí e a 17ª edição será a maior.

07/06/2023 - 19:16

O Festival de Inverno de Pedro II já faz parte da história do Piauí e a 17ª edição será a maior de todas. Em 2023, durante os dias 8 a 11 de junho, após um hiato de três anos provocado pela pandemia do novo coronavírus, o Festival retorna com força total com dezenas de atrações divididas em seis espaços de eventos. 

Para o Palco Opala, o principal, instalado na Praça da Bonelle, foram convocados Alice Caymmi, Anavitória, Vanessa da Mata, Top Gun, Lagum, Duda Beat, Teófilo, Gilsons, Frejat, Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César. 

Além disso, dezenas de atrações estarão no Palco Jazz (Praça Deputado Milton Brandão - Recanto), Palco O Gritador (Praça Domingos Mourão - Matriz), Palco Mirante do Gritador (Serra dos Matões), Mercado do Artesão e Palco Carlos Cordeiro (Praça Domingos Mourão - Matriz).

A prefeita Betinha Brandão está contente com a repercussão do FIP2 e conta que o evento é um divisor de águas para Pedro II. "Nosso município é dividido entre antes e depois do Festival de Inverno de Pedro II. Nosso povo, em sua humildade, recebe os turistas com todo amor e carinho, de braços abertos. O pedrossegundense abre as portas da própria casa com amor", revela.

O poder municipal uniu esforços com todas as secretarias para preparar Pedro II para receber milhares de pessoas. Em razão do retorno e um maior número de atrações e espaços, a expectativa é que o público seja ainda maior que as edições anteriores, que já chegaram a receber 15 mil turistas.

O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização da Prefeitura de Pedro II, Sebrae Piauí e Governo do Estado do Piauí. O evento conta com o patrocínio da Equatorial Energia, Caixa, Governo Federal e Banco do Nordeste, além do apoio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Vexnet Fibra, Gelo Polar e Café Santa Clara.

Confira a programação:

8 de junho (quinta-feira)

Na quinta-feira (8),  com o feriado de Corpus Christi, acontece a abertura oficial do Festival de Inverno de Pedro II com múltipla programação. Logo pela manhã, às 10h, começa a programação do Mercado do Artesão, com Geranildo dos Teclados e Zé da Cruz, o Vaqueiro do Sertão. 

Mais tarde, no Palco Carlos Cordeiro, que fica na Praça da Matriz, apresentações de artistas locais, com início às 15h, com Branco Bregueiro, apresentação junina e Paulinho Mangabeira. 

No Palco "O Gritador", a banda de música Mestre Alessandro, Serial Lover Band, Márcia Rejane e Banda e Raí Alves comandam a animação, a partir das 17h. No Palco Opala, estarão as grandes atrações da noite: Alice Caymmi, Anavitória e Vanessa da Mata.


9 de junho (sexta)

No Palco Opala, será a vez de Top Gun, Lagum e Duda Beat.

Também é na sexta que inicia a programação da Praça do Jazz. A partir das 17h, o som fica por conta de Anderson Nóbrega & Wellington Torres - Quarteto (PI), em seguida Ricardo Silveira, Di Steffano e Paulo Dantas até a finalização com o guitarrista André de Sousa.

No palco O Gritador, de 18h às 23h, se apresentarão Sonayra, Street Company, Ramon Marques e Banda e Fronteiras Blues.

A programação do Palco Mirante do Gritador, na Serra dos Matões, também inicia na sexta-feira, com apresentações a partir das 16h. Sobem ao palco, com a paradisíaca vista do Morro do Gritador, os artistas musicais Leone Rodrigues, Monise Borges e Jam Lounge Session.

Mais cedo, o Mercado do Artesão abre a programação do dia com apresentações logo às 8h. Gil do Acordeon abre os trabalhos, depois é a vez da performance de César Araújo.

No Palco Carlos Cordeiro, a animação também começa logo pela manhã, com programação das 9h às 17h, com Isaias Fernandes, Forró no Jeito, dança folclórica com Cana Caiana, Os Cordeiros, Gonzaguinha e Raimundo Carneiro, a apresentação de teatro "O Despertar" e, para finalizar, uma apresentação de balé clássico. 

10 de junho  - sábado

O sábado promete agitar ainda mais o Festival de Inverno de Pedro II. No Palco Opala, as apresentações de Teófilo, Gilsons e Frejat animam a noite.

Na Praça do Jazz, o show fica por conta de Inácio Botelho & Lívio Nascimento, além de apresentações do trio formado por Rodrigo Elsinger, Jazz no Fole e Josué Costa, com encerramento de Tânia Nery e Bacuri Jazz. 

No Palco "O Gritador", Florais da Terra Quente, Cruviana, Calango Band e Elder Luis, com um tributo ao samba. Mais acima, na Serra dos Matões, o Palco Mirante do Gritador recebe Guga Heyser, Último Romance e Jam Lounge Session.

Mais cedo, no Mercado do Artesão, as apresentações de Fera do Forró e Baré Brito, a partir das 10h.

Já no Palco Carlos Cordeiro, a programação começa a partir das 9h com diversas apresentações. Isaias Fernandes, Forró no Jeito, apresentação de ballet clássico da Associação Casa de Compadre, Babi do Pizeiro, apresentação de capoeira e a bênção de Oxalá do Centro Espírita Pedro Alcântara abrilhantam a programação. 

11 de junho - domingo

O domingo, último dia de Festival de Inverno de Pedro II, encerra a programação com chave de ouro. No Palco Opala, ao anoitecer, sobem ao palco Banda Retrô, Flávio Venturini e Chico César.

No Palco Carlos Cordeiro a animação começa cedo, às 9h, com P2P Records, Mulheres que Dançam (zumba), Aristides Benício, Adelaide Vieira, Black Cover (k-pop) e Trio Bom Baião.

Programação alternativa

Além de todas as apresentações musicais e culturais, o Festival de Inverno de Pedro II preparou espaços sensoriais durante o evento. Já na sexta-feira (9), o turista poderá participar da Feira da Agricultura Familiar de Pedro II, podendo levar para casa produtos fresquinhos e livres de agrotóxicos. 

O Espaço Criança e a Magia do "Circo Zoin" vai desenvolver a arte do circo com a criançada. O espaço fica disponível de 8 a 11 de junho, de 16h às 19h30, na Rua Tertuliano Brandão Filho, bem no Centro Histórico. Além disso, a exposição fotográfica "Belezas de Pedro II" ficará aberta para visitação na Praça Deputado Milton Brandão (Recanto), sempre de 10h às 20h.

E a aventura também está garantida. Passeios de ciclismo, rapel e trekking estarão disponíveis na Central do Atendimento ao Turista (CAT), que fica na Praça Domingos Mourão. A Vila Gastronômica e a Vila Empreendedora, um oferecimento do Sebrae, promovem a geração de emprego e renda com delícias e belezas do artesanato local, respectivamente.

Fonte: Sencom Pedro II