Primeira noite do Festival de Inverno reúne multidão em Pedro II

Primeira noite do Festival de Inverno reúne multidão em Pedro II

09/06/2023 - 11:37

A primeira noite do 17° Festival de Inverno de Pedro II, nesta quinta-feira (8), reuniu milhares de pessoas na Praça Manoel Nogueira Lima, a Praça da Bonelle. Quem abriu a noite no palco Opala foi a cantora e compositora carioca Alice Caymmi. Conhecida pelo seu timbre vocal mais grave, o show contou com músicas de seus 5 álbuns em uma apresentação que encantou o público.

Em seguida, o palco recebeu a dupla de música folk-pop Anavitória. A dupla, de bastante sucesso nacional, já foi premiada com o Grammy Latino em duas ocasiões, já tem 4 álbuns de estúdio na carreira e tem algumas de suas músicas presentes em novelas. O show, mais intimista, marcado pela presença forte de voz e violão, característica da música folk, mostrou que as novas gerações da música popular brasileira trazem composições tão belas quanto as mais antigas.

Fechando a noite, a renomada cantora Vanessa da Mata entregou um show impecável, promovendo uma imersão com a sua marcante presença de palco. Entre os grandes sucessos de sua discografia que estiveram no seu repertório estão "Não me deixe só", "Ainda Bem", "Ai, Ai, Ai", "Boa Sorte/Good Luck", "Amado", dentre outras.

“Uma abertura maravilhosa. Todas as praças lotadas, o povo entusiasmado, as atrações agradaram a população. Estamos de alma lavada, pois planejamos com muito carinho e antecedência a volta do nosso festival, e graças a Deus este dia de abertura foi lindo, da forma como idealizamos. Foi uma longa espera, mas que está sendo muito recompensadora. Um dos festivais mais lindos do Brasil está de volta!”, declara a prefeita de Pedro II, Betinha Brandão.

O secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, também comentou sobre a abertura do evento. “Sensação de dever cumprido. Foram longos meses de organização para entregar uma linda festa para nosso povo”, destaca.

Também participou da abertura do Festival o governador do Piauí em exercício, Themistocles Filho.

Além do palco Opala, o principal do evento, o festival disponibiliza muita arte, música e cultura em diversos espaços pela cidade para apreciação dos moradores e turistas. No primeiro dia de festival (8), a abertura da programação cultural se deu no Mercado do Artesão, com apresentações de Geranildo dos Teclados e Zé da Cruz.

Em seguida, ainda na tarde de quinta-feira (8), os shows continuaram no palco Carlos Cordeiro, localizado na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz), com a presença de Branco Bregueiro, apresentação Junina e Paulinho Mangabeira.

As apresentações musicais seguiram pelo resto do dia no Palco O Gritador, com o projeto P2 Experience, também na Praça Domingos Mourão Filho (Praça da Matriz). Se apresentaram a banda Serial Lover Band, Márcia Rejane e banda e Raí Elvis.

Além da vivência musical, o festival também proporcionou ao público uma apresentação do grupo circence Circo Zoin, no Espaço Criança do festival de inverno. Um espetáculo multi-artístico que acontecerá durante todo o festival, com números de palhaços, acrobatas equilibristas, bailarinos, teatro de bonecos, contação de histórias, mágicos e muito mais.

O dia também contou com espaços que se estenderão durante todo o evento, como exposições, rica culinária com diversas opções na vila gastronômica, passeios turísticos e trekking promovidos pela Secretaria de Turismo, comércio de diversos produtos locais na vila empreendedora e muito mais.

Programação para sexta-feira (9)

Nesta sexta-feira (9), quem abre a noite no palco Opala é a banda teresinense Top Gun, em seguida, a banda mineira Lagum. Fechando o segundo dia, haverá o tão aguardado show da cantora pernambucana Duda Beat.

No Mercado do Artesão de Pedro II, Gil do Acordeon e César Araújo fazem as apresentações da manhã, a partir das 8 horas.

Também tem programação especial, na Praça do Jazz, montada na Praça Dep. Milton Brandão (Recanto). A partir das 17h, se apresentam Anderson Nóbrega e Wellington Torres, Quarteto (PI), Ricardo Silveira (RJ), Di Steffano (RN), Paulo Dantas (PI) e André de Sousa(PI).

No palco Carlos Cordeiro, haverá apresentações de Juca Pipper, Cana Caiana e Os Cordeiros, pela manhã; e Gonzaguinha e Raimundo Carneiro, Trupe Apollo e Ballet Layla Thuany, à tarde.

Já no palco O Gritador, os shows iniciam às 18h, com Sonayra, Street Company, Ramon Marques e banda e Fronteira Blues.

Na Comunidade Serra dos Matões, o palco Mirante do Gritador contará com apresentações de Leone Rodrigues, Monise Borges e Jam Lounge Session, a partir das 16h.

Fonte: 180 GRAUS