Imepi identifica irregularidades em 223 postos de combustíveis do Piauí

Fiscalização aconteceu do último mês de maio até 26 de junho.

28/06/2023 - 09:41

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), juntamente com o Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-PI), deflagrou uma operação na última semana em todo o Estado para intensificar a fiscalização de postos de combustível. Foram visitados 67 estabelecimentos em 21 cidades entre os dias 19 e 26 de junho. A ação resultou na interdição de seis postos. Outros 18 estabelecimentos foram reprovados.

O Imepi detectou diversas irregularidades como medida baixa contra o consumidor, mangueira danificada com vazamento, dígitos queimados, vazamento interno na bomba, erro de grafia e simbologia, bomba com mau estado de conservação, medida de volume com escala danificada, ausência de inscrições obrigatórias no instrumento, dentre outros.

O Imepi já fiscalizou, desde o mês de maio até agora, 821 postos em 194 cidades piauienses. Foram identificadas irregularidades em pelo menos 223 estabelecimentos. O índice de autuação chega a 30%.

A diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, orienta os consumidores para que evitem ser lesados no ato da compra do combustível. “Verifique se os dígitos do painel estão legíveis, se a bomba não está danificada e caso tenha alguma dúvida sobre o combustível, peça para fazer o teste da medida de volume para conferir se realmente entrou a quantidade que você pagou ao abastecer”, diz Patrícia.

Vale lembrar que em caso de irregularidades, o consumidor pode denunciar diretamente ao Procon pelo número (86) 99456-1921.

 

Fonte: O DIA