Secretaria de Saúde de Pedro II realiza programa de combate ao tabagismo

Fumantes que desejam se livrar do vício devem procurar unidade de Saúde

28/06/2023 - 11:28

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) é uma iniciativa do governo brasileiro que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de produtos derivados do tabaco.

O programa foi criado em 1986 pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e é coordenado pela Divisão de Controle do Tabagismo (Ditab). O PNCT se destaca na articulação para a internalização de ações e medidas da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O PNCT sistematiza quatro grandes grupos de estratégias: prevenção da iniciação do tabagismo; cessação do tabagismo; proteção contra a exposição à fumaça do tabaco e vigilância do tabagismo e avaliação das políticas de controle.

A Prefeitura de Pedro II apoia essa iniciativa e segue as diretrizes do PNCT com o objetivo de trazer mais saúde e qualidade de vida para a população. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, oferece tratamento aos fumantes que desejam superar o vício, que é realizado nos postos de de saúde Estratégia Saúde da Família - ESF e Unidades Básicas de Saúde - UBS.

Atualmente, as secretarias estaduais de saúde possuem coordenações do Programa de Controle do Tabagismo que, por sua vez, descentralizam as ações para seus respectivos municípios atuando de forma integrada. O SUS oferece ao fumante brasileiro que deseje parar de fumar um tratamento adequado, com metodologia embasada em evidências científicas.

O público-alvo são adolescentes e adultos. O tratamento é realizado com enfermeiro e médico da atenção básica em Saúde. Se você sofre com o vício ou conhece algum fumante que necessite do tratamento procure a unidade de Saúde mais próxima e fique livre do tabagismo.

Fonte: CCOM