Governo inaugura consultório para atendimento à população indígena em Piripiri (PI)

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participou da inauguração

05/07/2023 - 09:11

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a prefeitura de Piripiri inauguraram, nesta terça-feira (4), o espaço de saúde indígena no município. O serviço faz parte do programa Piauí Saúde Digital, que proporciona ambientes com telemedicina e integração entre sistemas, fortalecendo a assistência à saúde da população, além de favorecer políticas públicas de saúde.

O espaço oferece consultas por telemedicina, equipamentos para aferimento de pressão, realização de eletrocardiograma, entre outros exames. Todos voltados para atender à população indígena da região. Durante a inauguração, foi realizada a primeira consulta por telemedicina da unidade, com o cacique da tribo Tabajara, José Guilherme.

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz Soares, participou da inauguração e ressaltou que o consultório é mais uma das medidas que o Governo do Estado implanta para gerar um sistema de saúde que atenda a necessidade de todos.

“Ao investir nesse consultório, o Estado fortalece sua responsabilidade em promover a igualdade e a inclusão, assegurando que nenhum grupo seja deixado para trás no acesso aos cuidados de saúde. Esta unidade garante o acesso aos serviços de saúde para a população indígena do Território dos Cocais com qualidade e humanização”, destacou o secretário.

A prefeita de Piripiri, Jove Oliveira, destacou que o serviço reforça ainda mais a descentralização da assistência médica. “A inauguração de serviços, como esta sala, permite levar serviços de saúde especializados para locais onde antes havia vazios assistenciais. Agora temos um serviço de teleconsultas e telediagnósticos, voltados a um público específico que é a população indígena da região”, disse a gestora.

O projeto Piauí Saúde Digital está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues. Desde sua implantação, foram realizadas 2.598 consultas, sendo 1.344 com clínico geral e 1.254 de especialidades. Além de consultas, o Piauí Saúde Digital já realizou  3.439 exames.

Fonte: CAMPO MAIOR EM FOCO