Fonteles visita em Minas Gerais mineradora que vai operar em Piripiri

A proposta é a exploração de ferro do município do norte do Piauí sem

13/07/2023 - 09:02

Na quarta-feira, dia 12, o governador Rafael Fonteles realizou uma visita à empresa Tejucana Mineração, que opera no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, em Brumadinho. Diferente de outras empresas do setor, a Tejucana Mineração não utiliza barragem de rejeitos em suas operações de exploração mineral. A empresa possui licença para operar em Piripiri, no Piauí.

Durante a visita, Rafael ressaltou que a mineração de ferro em Piripiri, município localizado a 161 km de Teresina, será um marco importante para a região, trazendo consigo a criação de empregos, aumento da renda e um impacto econômico significativo. “No Piauí, a operação de uma mineradora como esta de Minas Gerais pode ser ainda melhor, porque podemos fazer o processo todo a seco, uma questão ambiental muito relevante para o Piauí”, considera Fonteles.

A expectativa é que Piripiri possa produzir milhões de toneladas de ferro em plena operação. “A ideia é que tenhamos uma grande operação para transportar o produto, por meio do Porto de Luís Correia. Tem a parte da mineração propriamente dita até os processos industriais”, acrescenta o governador. Na visita à mineradora, o governador estava acompanhado do presidente da Investe Piauí, Victor Hugo; do secretário de Estado do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, e do secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas. 

Durante sua agenda no Centro-Oeste do Brasil, o governador Rafael Fonteles incluiu uma visita ao estado de Goiás. A equipe do governo esteve na cidade de Pires do Rio, onde visitaram o frigorífico de aves pertencente ao Grupo Tomazini, conhecido como Friato Alimentos. Vale destacar que o Grupo Tomazini tem planos de inaugurar uma unidade semelhante no estado do Piauí.

Rafael Fonteles afirmou, por meio de suas redes sociais, que a fábrica do grupo em Uruçuí, no sudoeste piauiense, vai alavancar a economia. “É um empreendimento que vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso Piauí, com geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor. 

 

Fonte: Com informações do Governo do Estado)