Governo vai abrir 83 leitos após aumento de casos de síndromes respiratórias no Piauí

Dos novos leitos, o Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) deve receber 10

13/07/2023 - 09:30

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou a abertura de 83 leitos pediátricos em todo o Piauí para o enfretamento do aumento de casos de Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida acontece após a decretação de situação de emergência na saúde pública do estado.

Dos novos leitos, o Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp) deve receber 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os outros 73 leitos com suporte respiratório serão distribuídos entre as unidades que atendem síndromes respiratórias.  

A Sesapi, por outro lado, destaca que não há estrangulamento de leitos, mas que a expansão busca garantir que um eventual aumento repentino possa sobrecarregar o sistema de saúde. “Estamos tomando uma medida de prevenção para garantir leitos para quem precisar. É importante que pais e responsáveis adotem medidas para reforçar a higienização e evitar o adoecimento”, disse o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo.

No primeiro semestre foram registradas 1.303 internações por SRAG, sendo que o mês de maio sozinho concentrou 31%. Os dados da Sesapi apontam que 40% das internações do período são do público de 0 a 5 anos.

A assessora técnica da superintendência de gestão de média e alta complexidade da Sesapi, Joselma Oliveira, explicou outra frente de atuação é a ampliação das campanhas de vacinação junto aos municípios para evitar a evolução de casos graves das doenças.

“Além desses leitos reservados para o atendimento de casos de SRAG também estamos trabalhando a ampliação da vacinação de nossas crianças junto aos municípios, uma vez que a vacina é uma das principais formas de evitar complicações e a evolução de casos graves. Tudo isso é focado para evitar um cenário de aumento de casos das síndromes respiratórias graves”, explica Joselma Oliveira, assessora técnica da superintendência de gestão de média e alta complexidade. 

 

Fonte: O DIA