Piauí Saúde Digital ultrapassa marca de 3 mil consultas em Piripiri

Além das consultas, o Piauí Saúde Digital emitiu 4.794 laudos de exames

18/07/2023 - 09:51

O programa Piauí Saúde Digital continua a fornecer atendimento à população de Piripiri. Desde sua implantação, foram realizadas um total de 3.151 consultas, sendo 1.757 com clínicos gerais e 1.394 com especialistas de outras áreas. Além disso, o Piauí Saúde Digital emitiu um total de 4.794 laudos de exames.

Experiência em telessaúde do Governo do Estado, o programa Piauí Saúde Digital foi implantado na cidade de Piripiri e vem possibilitando o acesso à saúde especializada e fortalecendo a rede de atenção primária. O projeto está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde de Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no centro de especialidades e também no domicílio da população (via tablet do agente comunitário de saúde, celular ou computador).

om esse projeto conseguimos zerar a fila de consultas especializadas nas áreas de pediatria, dermatologia, psicologia, cardiologia e nutrição”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Ricardo Lopes, coordenador de Saúde Digital da Sesapi, falou sobre o pioneirismo do projeto. “É um projeto que não existe em lugar nenhum no Brasil, neste formato, no qual integra, desde a UBS, até uma central de exames laboratoriais, raios X, ultrassom e mamografia, permitindo integração entre os sistemas municipal, estadual e federal, sem perdas de informações. Permite também que o agente de saúde vá até a casa do paciente, na zona rural, e faça a consulta com especialista”, explicou o coordenador.

O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destaca que o paciente, quando necessário, é encaminhado para hospital de referência. “O sistema integrado permite consulta com especialista e exames integrados com a plataforma e a consulta com receita para medicação, inclusive, encaminhando ao hospital, se for necessário”, finalizou Dirceu.

Hospital acompanha mais de 4 mil pacientes portadores de HIV/Aids

O combate ao HIV/AIDS é uma das principais prioridades da saúde pública. No estado do Piauí, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) desempenha um papel crucial no acompanhamento e tratamento de indivíduos que vivem com essa doença. A instituição é reconhecida como referência, oferecendo uma ampla gama de serviços que vão além da terapia medicamentosa, desempenhando um papel fundamental no cuidado desses pacientes. 

A unidade de saúde tem a responsabilidade de fornecer acompanhamento a mais de 4 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS. Os pacientes encontram no hospital um suporte fundamental para monitorar seu estado de saúde. Contando com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, o Natan Portella oferece serviços médicos, farmacológicos, exames laboratoriais e apoio emocional, garantindo uma abordagem abrangente no cuidado desses indivíduos.

Fonte: MEIO NORTE