Governo do Piauí decreta situação de emergência em 86 cidades por conta da seca
A irregularidade pluviométrica observada nos últimos anos nos municípios citados
11/08/2023 - 09:18
O Governo do Piauí divulgou um decreto em que determina a situação de emergência devido à estiagem em 86 cidades piauienses. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (10) e tem a vigência de 180 dias a partir da data de publicação.
Dados apurados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) pontuaram a decisão do estado de emergência. Segundo a pasta estadual, o levantamento realizado pelo Monitor de Secas do Brasil demonstra que o estado já se encontra em seca, caracterizando o momento atual como situação de “seca fraca e moderada”.
Além disso, a irregularidade pluviométrica observada nos últimos anos nos municípios citados, que ficam na região do semiárido, foram decisivos para a assinatura da portaria. A acentuação das máximas temperaturas e a redução da umidade relativa do ar, que já é comum nessa época do ano e intensificada pela atuação do El Niño, provocaram a aceleração do processo de estiagem.
Mediante estas informações, fica estabelecido que órgãos e entidades da administração pública, vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil estadual, para a adoção de medidas necessárias à restabelecer a normalidade.
Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a estiagem é um período com um registro baixo ou zerado de índice pluviométrico.