Atletas são expulsos de jogos escolares após ataque racista em Piripiri

O caso foi registrado na última terça-feira (8) durante um jogo de Handebol

12/08/2023 - 09:35

Atletas da escola Liceu, de Piripiri, foram expulsas dos Jogos Escolares após uma prática de racismo durante a competição. O caso foi registrado na última terça-feira (8) durante um jogo de Handebol Feminino sub 17 entre adolescentes do Centro Educacional Municipal Joaquim Cavalcante e o Liceu.

Durante a partida de Handebol Feminino na Categoria Juvenil, atletas e torcedores da escola Liceu de Piripiri  gritaram falas racistas contra as alunas da escola Joaquim Cavalcante que estavam jogando contra o time da escola particular, entre os xingamentos, elas teriam sido chamadas de "macacas".

A Secretaria Municipal de Educação de Piripiri divulgou dois comunicados após o lamentável episódio. A primeira nota repudiou os atos racistas afirmando que o evento busca fomentar o esporte entre as escolas das redes municipal, estadual, federal e privada.

Na segunda nota informou que foram adotadas providências com expulsão do time do Liceu dos Jogos Escolares. 

“Onde houver conduta discriminatória, decide que em conformidade como artigos 31 e 32 do RGJ 2023, excluir do campeonato a modalidade envolvida, qual seja Handebol Feminino na Categoria Juvenil, bem como todos os atletas identificados na prática delituosa e a torcida presente. Diante do fatídico caso, a comissão organizadora do JEPIR 2023 retifica total repúdio por toda e qualquer ação ou ato de racismo, discriminação ou preconceito, bem como reafirmar o seu compromisso com a promoção da igualdade racial”, informou a secretaria.

O Liceu de Piripiri informou que irá apurar o crime e em uma nota da escola encaminhada aos pais, informou que o time sub17 de Futsal será retirado dos Jogos Escolares Piripirienses 2023.

"Srs. Pais e responsáveis, 

É com muita tristeza que o Liceu informa que o time sub17 de Futsal será retirado dos Jogos Escolares Piripirienses 2023.

Hoje durante um jogo no Instituto Federal do Piauí alguns atletas do sub17 tiveram atitudes  desrespeitosas com as atletas de outra escola. 
O Liceu não compactua com nenhum comportamento desrespeitoso ou preconceituoso.

Estamos a disposição para qualquer esclarecimento", disse a nota.

Fonte: CV