No Piauí, mais de 500 mulheres foram vítimas de violência sexual nos últimos seis meses

Quando comparado com todo o ano de 2022, as unidades do Samvis no estado

16/08/2023 - 10:10

O número de mulheres que foram atendidas pelo Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (Samvis) já atingiu a marca de 519 só nos seis primeiros meses de 2023.

Quando comparado com todo o ano de 2022, as unidades do Samvis no estado realizaram 849 atendimentos. De acordo com a coordenadora de atenção à saúde da mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé, os números são preocupantes, e se continuar seguindo essa tendência, é provável que se registre um aumento significativo do número de casos ao final do ano.

“Fazemos profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção de emergência, para a prevenção da gravidez resultante do estupro. Também é feito o serviço de corpo de delito e coleta de material, com vistas à punição do agressor”, explicou.

O serviço funciona 24 horas para o atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual em qualquer idade. Além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o Samvis também funciona nos hospitais estaduais das cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente.

O Samvis foi criado em 2004 e conta com um Termo de Cooperação Técnica entre Sesapi, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Durante esse período, foram realizados 10.552 atendimentos a vítimas de violência sexual em todo o estado.

Fonte: O DIA