Projeto “Fala Pedro II” já realizou 12 reuniões com serviços da Ouvidoria Municipal

População das zonas urbana e rural foram ouvidas sobre necessidades de bairros

18/08/2023 - 10:24

O Projeto “Fala Pedro II”, direcionado com o trabalho da Ouvidoria Municipal e colaboração dos servidores de outras áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, Transportes e Comunicação, realizou o trabalho de campo de organização das solicitações de obras e serviços da população de diversos bairros e comunidades do município de Pedro II (PI). 

O projeto de trabalho regionalizado durou 16 de dias e foi realizado por meio de formulários de praticamente todos os bairros de Pedro II, sendo dividido em cinco Regionais na zona Urbana e sete Regionais na zona Rural, obtendo uma escuta em praticamente todas as comunidades rurais.

"Até o presente momento tivemos 680 formulários preenchidos. Contudo, ainda vamos receber formulários para finalizar o processo, podendo chegar a 780 formulários preenchidos, o que representa aproximadamente 2% da população de Pedro II (PI)” explica Osmar Getirana, Ouvidor Municipal e coordenador do projeto, seguindo as orientações estabelecidas pela prefeita Betinha Brandão, de fazer uma escuta qualificada das comunidades.

Sobre os resultados obtidos, Osmar Getirana afirma que “tivemos uma avaliação extremamente positiva. O projeto foi devidamente acolhido pela sociedade e batemos a meta estabelecida, que era de 500 formulários. Foi possível conhecer a realidade social da população e trabalhar com dados para serem inseridos no Orçamento de 2024, superando nossas expectativas”.

Sobre as próximas etapas, Osmar destaca: "Os formulários, agora, serão enviados para a equipe financeira/orçamentária do município. Vai ser feita uma tabulação dos dados e as prioridades serão atendidas de acordo com a realidade financeira do município. Logo que feito, será definido uma porcentagem dentro do orçamento para a execução das demandas, inseridas no orçamento e apresentado em audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Pedro II, no dia 31 de agosto de 2023 para posterior votação da Lei Orçamentária Anual-LOA 2024”, finaliza.

Fonte: CCOM