I Exposição de Arte e Desenho da EMTISA acontece em Pedro II

I Exposição de Arte e Desenho da EMTISA de Pedro II

05/10/2023 - 20:56

A I Exposição de Arte e Desenho da Escola Municipal de Tempo Integral Santa Ângela (EMTISA) ocorreu nessa quinta-feira, indo das 8h da manhã até às 17h20, com estudantes das turmas de 8° e 9° anos realizando um belíssimo trabalho artístico. A turma de 9° ano ficou responsável pelo tema Ilustrações Bíblicas - Do pecado original ao Juízo Final - sob a responsabilidade do professor de Desenho José Roberto de Sousa Nascimento e da professora de Teatro e Reciclagem Maria Raila Soares dos Santos. Já a turma de 8° ano ficou responsável pelo tema Exposição Vale do Nilo - Arte no Antigo Egito - sob a responsabilidade do professor de Artes José de Arimatéa Guimarães Júnior.

Sobre a escolha do tema Ilustrações Bíblicas, o professor José Roberto explica: "Muitas vezes as pessoas não conhecem de fato as histórias bíblicas, sendo que a Biblia segue uma sequência lógica e foram escolhidas e colocadas passagens mais expressivas e importantes. A turma inteira foi dividida em duplas, cada dupla estudando um tema para se inspirarem e fazerem os desenhos, expondo desde o pecado original até o Juízo Final, com 32 estudantes participando da pesquisa à feitura dos trabalhos artísticos." 

Por sua vez, a professora Raila explicita como foi trabalhado a interpretação artística com os estudantes: "O teatro, com as orientações ministradas auxilia no processo de preparação dos estudantes para vencerem a timidez inicial e explanar as artes e desenhos produzidos. Todos os materiais utilizados nas molduras são reciclados, utilizando-se de papelões obtidos da própria cozinha da escola e trazidos pelos professores, nas 16 peças montadas, reforçando a educação ambiental e a reciclagem na própria escola."

Segundo esses professores, ficou notado a importância do desenvolvimento das aulas de Desenho e de Teatro para a evolução intelectual e socioemocional dos estudantes que vem sendo trabalhada desde o início do período letivo.

Já para o professor Arimatéa Guimarães Júnior: "A ideia era trabalhar um tema de arte, história da arte egípcia, num processo de quase 3 meses, em forma de seminário, com a apresentação da exposição, em que os estudantes participaram do fabrico das peças de arte, cartazes, etc.  com melhoria da autoestima, da expressão artística, com tudo produzido integrando o acervo da escola gerando patrimônio tanto imaterial no desenvolvimento dos estudantes e material como bens artísticos para o acervo pedagógico da escola (EMTISA)."

Fonte: Semcom