CNJ atinge percentual de processos julgados superior ao de processos distribuídos

atingiu a marca dos 202 mil processos julgados

13/10/2023 - 10:02

Em setembro de 2023, a Justiça do 1º Grau piauiense logrou atingir a marca dos 202 mil processos julgados, o que corresponde ao cumprimento da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), haja vista a superação do quantitativo dos 197 mil processos distribuídos em todo o ano de 2023.

Levando-se em consideração o período de janeiro a outubro, pode-se afirmar que, em 2023, a quantidade de processos distribuídos aumentou 6,32% em relação ao ano de 2022. Contudo, no que diz respeito ao número de julgamentos, o primeiro grau da Justiça piauiense já se encontra com 7,63% de julgados a mais do que o apurado em todo o ano de 2022.

Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, a meta atingida significa o empenho e dedicação de servidores e magistrados do Piauí: “Esta é mais que uma meta, é um desejo pessoal de cada um de nós, para mantermos o ritmo e a qualidade da prestação jurisdicional, aprimorando sempre a atuação do tribunal apesar dos inúmeros desafios que rodeiam o Judiciário”, destacou o corregedor-geral.

Ainda de acordo com o desembargador-corregedor, outro grande fator que contribuiu para a celeridade na prestação jurisdicional no âmbito do 1º Grau são as ferramentas tecnológicas e plataformas de Inteligência Artificial desenvolvidas pela Corregedoria Geral da Justiça.

 

Fonte: ASCOM