Turistas causam degradação em área ambiental de Pedro II

Segundo ele há pedrossegundenses e turistas de fora fazendo acampamentos

16/10/2023 - 11:14

Imagem: Rede Social

O Diretor da ACONTUR (Associação dos Guias Turísticos de Pedro II), Rogério Pereira, se diz preocupado com a degradação ambiental na região do Mirante do Gritador, área turística de Pedro II.

Segundo ele há pedrossegundenses e turistas de fora fazendo acampamentos e deixando para trás resíduos que prejudicam a natureza.

“Seria bom que proprietários de terras nesses locais permitissem apenas turistas com guias em suas terras para evitar degradação ambiental”, disse Rogério.

Ele também pede que o poder público possa desenvolver força tarefa para coibir por meio legal o uso abusivo desses pontos turísticos na região do Mirante.

“No que tange ao poder público se faz necessário uma ação efetiva para impedir a degradação, é preocupante o que tenho visto nessa região”, afirmou.

Rogério Pereira afirma que os turistas que buscam guias turísticos gostam de explorar o que há de melhor na região, fontes de água limpa e segurança. “Esse serviço é oferecido em Pedro II para dar mais segurança aos turistas e os moradores da região”, finalizou.

Imagem: Rede Social

A Secretária de Meio Ambiente de Pedro II, Iara Santos, afirmou que a população tem consciência das políticas de proteção as nascentes da região e faz um apelo aos turistas que não deixem lixo para trás e evitem acender fogueiras sob o risco causar incêndios na região.

Segundo ela a Secretaria tem parceria com outros órgãos reguladores e que está a disposição da população para tirar dúvidas e atender a denuncia de degradação ambiental.

Fonte: REDAÇÃO