Seminário 'Parlamento e Cultura' Homenageia Centenário de Wilson de Andrade Brandão

Educador, jurista e ex-deputado

19/10/2023 - 09:44

O seminário "Parlamento e Cultura" teve início na noite desta terça-feira (17/10) e representa uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), a Academia Piauiense de Letras (APL), a Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) e o Instituto Presente. A primeira edição do evento é uma homenagem ao centenário de Wilson de Andrade Brandão, figura destacada como educador, jurista e ex-deputado estadual. Importante notar que Wilson de Andrade Brandão é o pai do atual deputado estadual Wilson Brandão, do Progressistas.

O deputado estadual Wilson Brandão expressou grande felicidade pela homenagem a seu pai, destacando o legado significativo que ele deixou para a sociedade piauiense. Brandão mencionou que seu pai foi uma figura de valores intelectuais e morais que honrou sua geração ao longo de quase 80 anos.

O presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Zózimo Tavares, também celebrou o evento e enfatizou a importância de retomar a parceria entre a APL e a Alepi. Tavares destacou que Wilson de Andrade Brandão foi um ícone em diversas áreas do conhecimento, incluindo letras, direito, magistério superior e política no Piauí. Além disso, o professor Brandão contribuiu significativamente para a criação do curso de Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e deixou um legado literário de relevância nacional com várias obras sobre direito e história.

A programação do seminário continuará com palestras nesta quarta-feira (18/10), realizadas no Salão Nobre Dep. Francisca Trindade, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento proporcionará a oportunidade de homenagear e reconhecer a notável contribuição de Wilson de Andrade Brandão para a cultura e a sociedade piauiense.

Biografia:

Filho de Álvaro Brandão e Maria Amélia de Andrade Brandão, formou-se advogado na Faculdade Federal de Direito do Piauí, instituição onde foi diretor, passando depois ao posto de professor da Universidade Federal do Piauí, sucedânea da citada faculdade. Membro do Instituto dos Advogados do Piauí, Wilson Brandão integrou também os quadros da Academia Piauiense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Diretor do Liceu Piauiense, publicou diversas obras relacionadas ao estudo do Direito e ainda uma outra intitulada História da Independência no Piauí (1973).

Filiado à ARENA, elegeu-se deputado estadual por este partido em 1966, 1970, 1974, 1978. Durante este período licenciou-se do mandato parlamentar e foi secretário de Cultura no primeiro governo Alberto Silva, cargo que ocupou também no governo Lucídio Portela. Com o fim do bipartidarismo ingressou no PDS sendo reeleito em 1982. Escolhido delegado da Assembleia Legislativa do Piauí por conta da eleição presidencial, votou em Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985. Reeleito para o sexto e último mandato de deputado estadual via PFL em 1986, encerrou a vida pública ao final do mandato.

Pai de Wilson Nunes Brandão, deputado estadual pelo Piauí desde 1990.

Fonte: 180 Graus