Piauí tem aumento no número de casos de diarreia

Aumento de 34% com relação ao mesmo período do ano passado.

23/10/2023 - 10:19

O Piauí registrou um aumento no número de casos de diarreia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Até outubro deste ano, já foram contabilizados 91.185 casos no estado, um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 83.054 casos.

A maioria dos casos foram notificados em Teresina, que apresentou 36.655 casos, quando foram contabilizadas 27.368 ocorrências da doença. O número representa um aumento de 34%. A situação se torna mais preocupante entre crianças de um a quatro anos de idade. Somente nesta faixa, etária já foram contabilizados 6.460 casos.

De acordo com Amélia Costa, coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, na maioria dos casos, os pacientes apresentaram sintomas leves, como vômitos, dores abdominais e diarreia (caracterizada pelo aumento do número de evacuações e pela eliminação de fezes amolecidas ou líquidas).

“A infecção é causada pelo consumo de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e pode ocorrer pelo contato com outras pessoas, por meio de mãos contaminadas, e até mesmo no contato entre pessoas com animais contaminados”, explicou.

Ainda de acordo com a coordenadora, neste período de seca e de forte calor, as principais recomendações são os cuidado com a água ingerida, além de ser muito importante a limpeza adequada dos alimentos e das mãos.

Orientações para evitar a diarreia

– beber somente água tratada, filtrada ou fervida;

– beber bastante líquido, principalmente nos dias mais quentes;

– manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;

– manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;

– lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;

– proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;

– lavar cuidadosamente as verduras e frutas.

Os parasitas causadores da diarreia são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária. Entre as complicações da doença estão a desidratação, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso retardo do desenvolvimento intelectual e até mesmo a morte. Em caso de desidratação é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima para atendimento médico.

Fonte: O DIA