Safra 2023 teve perdas no município de Pedro II, de acordo com o IBGE
Feijão foi a mais afetada
30/10/2023 - 11:59
Foto: Wenderson Araujo/Trilux
Na manhã desta segunda-feira(30) aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pedro II-PI, a quinta reunião do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na oportunidade foi apresentado aos agricultores(as) os números da produção da lavoura no município em 2023.
De acordo com o Francisco Antônio Cavalcante Lima, Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, o instituto realiza periodicamente a pesquisa denominada LSPA - Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, através dela, faz o acompanhamento das culturas agrícolas plantadas nos municípios da nossa região, desde a área plantada e até a colheita. Com a participação dos representantes de outras instituições ligadas à agricultura (STTR, secretaria de agricultura, SDA) e os próprios agricultores.
Na safra do ano 2023, o município de Pedro II contou com as seguintes áreas plantadas em hectares:
Arroz - 24
Fava - 56
Feijão- 2.060
Milho- 1730
Mandioca – 145
Em relação a produção, a cultura do feijão foi a mais prejudicada, devido a pragas e doenças, foi verificada uma perda de 70% nessa lavoura. Houve perdas na cultura do milho de 40%, devido o amarelamento da planta e doenças na espiga, durante a frutificação. Enquanto as culturas do Arroz e mandioca tiveram poucas perdas, devido ser culturas que se beneficiam com chuvas mais intensas.
De acordo com IBGE, o número de plantios (roças) na região vem diminuindo significativamente, o que se percebe é que cada vez mais, as gerações estão deixando o hábito de produzir de fazerem o plantio.