Mau uso de extensões é uma das principais causas de incêndios residenciais

Se terminou de usar o forno micro-ondas, desligue-o.

10/11/2023 - 10:17

calor no Piauí não se concentra somente nos meses do B--R-O-Bró. Durante todo o ano, o piauiense busca formas de amenizar as altas temperaturas e uma das principais maneiras de passar pela quentura é investir em aparelhos elétricos como ventiladores, condicionadores de ar e umidificadores de ambiente. Vale tudo para não passar calor. Inclusive usar uma mesma tomada para ligar todos estes aparelhos com aquela falsa sensação de que menos tomadas ligadas é menos gasto de energia.

Mas a tentativa de tornar o ambiente mais agradável de forma econômica pode terminar em transtornos, e dos grandes. Problemas na fiação elétrica e o uso de equipamentos como Ts e extensões são as principais causas de incêndios residenciais e em estabelecimentos comerciais. Quem afirma isso é a engenheira civil Karoline Vilarinho, especialista em Projetos de Combate a Incêndio e Pânico. 

Em entrevista, ela alertou para o risco do mau uso das tomadas e explica o que pode acontecer quando determinada instalação é sobrecarregada pela quantidade de aparelhos elétricos ligada a ela.

Outra orientação que ela dá é manter sempre fora da tomada os aparelhos que não estão em uso. Se terminou de usar o forno micro-ondas, desligue-o. Isso também vale para outros eletrodomésticos como air-fryer, liquidificadores, sanduicheiras, panelas elétricas e processadores. E para quem tem o costume de deixar o celular a noite toda na tomada carregando, fica o alerta: a prática é arriscada. Primeiro porque pode haver um superaquecimento do carregador, da tomada ou do aparelho sem que a pessoa perceba. 

Segundo que esse aquecimento pode levar a um curto-circuito e princípio de incêndio sem que os moradores da casa percebam. Mas nem só a fiação elétrica deve ser observada na hora de prevenir riscos de incêndios em casa. Pais e responsáveis devem ficar atentos sobre onde os pequenos põem as mãozinhas.

Karoline Vilarinho elenca: em residências onde há crianças, as tomadas devem ficar tapadas, fios não podem ficar expostos, botijões de gás devem estar sempre com a trava de segurança acionada se o fogão não estiver em uso e fósforos e isqueiros devem estar longe do alcance. O mesmo vale para substâncias inflamáveis como álcool e querosene.

“Pequenas ações que são erradas e a gente nem se dá conta podem levar a um incêndio. Tem gente que vira o botijão de gás quando ele está perto do fim para poder render mais. Ali dentro tem um líquido composto por propano e butano altamente inflamável. Se ele escorre, o risco de fogo é imenso. Também é bom evitar as pessoas vestirem o botijão com peças de pano, porque o fogo começa a partir do derramamento no tecido”, explica.

É importante ressaltar que o botijão de gás de cozinha deve ficar na área externa e não dentro de casa. O objeto deve estar protegido do sol e da chuva em um espaço onde haja ampla circulação de ar e fora do alcance de crianças. 

Fonte: Portal o Dia