Polícia Penal impede fuga de 17 presos no presídio de Esperantina

Polícia Penal impede fuga de 17 presos no presídio de Esperantina

03/01/2024 - 06:21

Cerca de 17 presos ligados à uma facção criminosa, tentaram fugir da Penitenciária Luiz Gonzaga Rebelo, na cidade de Esperantina. A tentativa de fuga ocorreu na noite da última sexta-feira, 29 de dezembro de 2023.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (SINPOLJUSPI), os policiais penais que estavam de plantão naquele dia, detectaram um movimento estranho em um dos pavilhões da unidade, de imediato, procederam uma incursão no mesmo e flagraram presos já no pátio, cadeados quebrados e grades serradas.

Após o procedimento de contenção dos internos, vistoria nas celas e conferência realizada, confirmou-se que nenhum preso obteve êxito em evadir-se do cumprimento das decisões e penas impostas pelo Poder Judiciário.

O SINPOLJUSPI ainda denuncia que o presídio de Esperantina possui uma série de deficiências que precisam, urgentemente, serem sanadas pelo Governo do Estado, tais como a superlotação carcerária em praticamente 100% , ausência de equipamentos de segurança, como câmeras de monitoramento eletrônico, body scanner (que detecta objetos suspeitos, como celulares, na roupa ou até mesmo dentro do corpo da pessoa que terá contato com o detento, que tem como objetivo é impedir a entrada de drogas, aparelhos celulares, armas e outros itens proibidos nos presídios); e ainda a ausência de uma máquina de Raio X em funcionamento.

Vale ressaltar que a unidade prisional de Esperantina, está em processo de reforma desde 2021 e em fase de conclusão.

Fonte: Revista Az