Lançada placa fundamental para o retorno do programa Cisternas

O evento foi realizado na comunidade Tucuns dos Bragas

05/01/2024 - 10:51

03 de janeiro de 2024. Esta é a data que marca oficialmente o recomeço na construção de cisternas no município de Pedro II após quase cinco anos de paralisação do programa nesta região. É uma data marcante, pois na prática celebra a melhoria de vida das famílias do Semiárido no tocante a segurança hídrica. Ter uma cisterna ao lado de casa, significa ter água da chuva guardada para a família poder utilizar durante o período em que fica sem chuvas no Semiárido Brasileiro.

Para esta data de celebração, o Centro de Formação Mandacaru de Pedro II organizou um ato de lançamento da placa fundamental da primeira cisterna a ser construída nesta etapa de recomeço do programa. O evento foi realizado na comunidade Tucuns dos Bragas, região do sertão a 25 km de Pedro II na tarde desta quarta feira dia 03 de janeiro. A coordenação do Mandacaru esteve presente neste momento de celebração da comunidade.

O lançamento ocorreu na residência de seu Oscar e dona Maria Dôra, primeira família a receber uma cisterna neste recomeço do programa. Na oportunidade dona Maria expressou sua felicidade em está recebendo algo tão valioso para sua família. Ela relatou também a dificuldade vivida para ter água de beber durante o verão. “Aqui, o sofrimento para ter água de beber, só não é maior, porque minha prima e vizinha tem uma cisterna e doa água para nós no verão. Agora com nossa cisterna, esse problema deixará de existir”. Disse toda feliz dona Maria Dôra.  

10 famílias serão beneficiadas nesta etapa na comunidade Tucuns dos Bragas. O programa cisternas pretende universalizar as comunidades atendidas, ou seja, todas as famílias que estiverem dentro dos critérios nas comunidades serão beneficiadas.  

O Programa Cisternas é executado pela Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA Brasil e financiado pelo Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. O Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, organização integrante da ASA Brasil, estará construindo 775 cisternas nos municípios de Pedro II, Capitão de Campos e Jatobá do Piauí nos próximos 11 meses.

Fonte: Centro de Formação Mandacaru