Estudante da UFPI é o mais jovem a ingressar na carreira diplomática

O jovem foi homenageado pela aprovação na 3ª fase do concurso para diplomata

17/01/2024 - 08:32

O piauiense Luís Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, estudante de direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é um dos mais jovens aprovados para entrar no serviço diplomático brasileiro. Ele foi selecionado na terceira e última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O certame é considerado um dos mais difíceis no país, com aproximadamente 9 mil candidatos para 50 vagas.

Na manhã de sexta-feira, ele foi homenageado por sua aprovação na 3ª fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), no Salão Nobre da Reitoria da UFPI.

Ganhando o título de pessoa mais jovem do Brasil a ingressar no serviço diplomático do país, o discente da instituição foi recebido pelo Vice-Reitor, Prof. Viriato Campelo, que comentou sobre a conquista do aluno. "Não se trata de uma conquista fácil. Tendo em vista que é um cargo, em grande parte, preenchido por grandes escritores ou juristas, saber que um de nossos alunos obteve essa conquista, nos traz satisfação e alegria ao ver essa recompensa", afirma o Vice-reitor.

Cursando Direito na Instituição, Luis Marcelo Gomes fala sobre o aspecto primordial que a Universidade teve em sua aprovação. "Além da parte acadêmica, foi o apoio que eu recebi dos professores do curso de Direito. Muitos me apoiaram e incentivaram. Até cito normalmente um dos professores, o Prof. Sebastião, que é um dos sociólogos jurídicos, que sempre me apoiou. Se não fosse essa confiança inicial, seria difícil o início dessa jornada longa e árdua. Então, certamente foi a parte mais impactante nesse trajeto", conclui.

Atualmente, o concurso é um dos mais concorridos do Brasil, e tem cerca de 9 mil candidatos para 50 vagas. O discente está apto para tomar posse como terceiro secretário (primeiro degrau na carreira diplomática) e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco - unidade do Ministério das Relações Exteriores que oferta programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa.

Presentes na solenidade, os pais do aluno, Marcelo Roger Leite e Márcia Valéria Gomes Mendes, enfatizam que a conquista foi semeada desde a infância do mais novo diplomata. “Estamos colhendo apenas o que cultivamos com o Luis Marcelo desde pequeno. Estamos sem palavras, é gratificante ver os resultados de toda dedicação do nosso filho”, afirmam.  

Na ocasião, também estiveram presentes o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; a Pró-Reitora de Administração, Evangelina Sousa; o Diretor Administrativo da PRAD, Alberto Dias; a Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Carla Leite; o Coordenador de Planejamento e Gestão da Informação da PROPLAN, Airton Júnior Vieira Santos; o Procurador Chefe-Adjunto, Virgolino da Silva Coelho Neto; além de demais membros da comunidade acadêmica e familiares do estudante.

"Para mim, significa a realização de um sonho. É uma carreira muito bonita, que representa o país e seus interesses. É bom saber que eu vou poder contribuir de alguma forma para o Brasil", disse Luís Marcelo.

O governador Rafael Fonteles parabenizou o jovem pela conquista, por meio das redes sociais. "Uma das pessoas mais jovens a conseguir este feito. Que essa seja uma trajetória de muito sucesso, Luís!", disse Fonteles.

Luís Marcelo realizou o teste da primeira fase em agosto e o da segunda, em outubro de 2023. Ele vai tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, que oferece programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa. O jovem piauiense vai atuar no Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília.

Os diplomatas negociam os interesses do país em conferências internacionais e atendem os cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras funções.

Confira mais fotos:

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-01-12_às_16.16.57_6638a351.jpg

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-01-12_às_16.16.57_5f466a04_copy.jpg

 

Fonte: Alepi