Piauí registra redução nos índices de violência durante o período do Carnaval

Piauí registra redução nos índices de violência durante o Carnaval

15/02/2024 - 09:40

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Núcleo Central de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (NUCEAC), destacou a redução em todos os índices de criminalidade em Teresina e no interior do estado entre os dias 10 e 13 de fevereiro.

De acordo com os dados da SSP-PI, durante o Carnaval, em todo o estado, no ano de 2023 foram registradas 11 mortes violentas intencionais durante as festividades carnavalescas. Em comparação, em 2024, ocorreram 6 mortes violentas intencionais no mesmo período, representando uma redução de 45,45% nos MVIs.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, a redução significativa resultou da integração e atuação intensificada das Forças de Segurança em todo o estado.

“Durante a Operação Carnaval, as Forças Integradas de Segurança estiveram presentes nos 224 municípios do nosso território piauiense, especificamente com reforços nas cidades com maior fluxo de pessoas. Estamos satisfeitos com o balanço geral inicial, que mostra uma redução no número de mortes violentas intencionais, bem como nos casos de roubos, furtos e mortes no trânsito. Isso reflete um trabalho eficiente, eficaz e integrado das forças de segurança, visando proporcionar paz e tranquilidade a todos os piauienses e visitantes durante o Carnaval”, afirmou o comandante-geral da PM-PI.

No que diz respeito ao trânsito, em 2023, foram registradas 12 vítimas fatais, enquanto no Carnaval deste ano esse número caiu para 7 vítimas fatais, representando uma redução de 41,6% nas mortes. O indicador de morte no trânsito engloba as ocorrências de homicídio culposo no trânsito, morte no trânsito e acidente com vítima fatal provocado pela própria vítima, registradas entre os dias 10 e 13 de fevereiro de 2024. O número de pessoas conduzidas por embriaguez ao volante aumentou em relação ao ano anterior, passando de 22 conduzidos em 2023 para 38 conduzidos em 2024.

Fonte: Revista AZ