Piauí está em alerta para chuvas intensas nos próximos cinco dias

Chuvas com maior regularidade e intensidade no território piauiense

16/02/2024 - 08:40

Entre os dias 16 a 20 de fevereiro de 2024, existe a possibilidade de ocorrências de chuvas com maior regularidade e intensidade no território piauiense. Essas informações foram divulgadas nesta quinta-feira(15) pela Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos (SAMPECE), ligada a Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH/PI).

A ocorrência de pancadas de chuvas em todo o Piauí deve-se a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e altos níveis da troposfera um fluxo vindo de oeste. Ambas causam instabilidade para a atmosfera trazendo a possibilidade de chuvas intensas.

De acordo com a imagem abaixo existe a possibilidade de acumulados diários que poderão ultrapassar os 100mm (áreas com tons de rosa, vermelho e cinza no mapa) em municípios da mesorregião sudeste e centro-norte do estado.

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e em altos níveis da troposfera um fluxo vindo de oeste - (Dvivulgação/INMET)

Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e em altos níveis da troposfera um fluxo vindo de oeste

Recomendações em caso de chuvas intensas

  • Que a população não se abrigue debaixo de árvores visto risco de queda galhos e de raios;
  • Não estacione veículos próximos a torres de tv, debaixo de árvores, próximos a outdoors;
  • Se estiver em área urbanizada, pontos de alagamento poderão ser ativados em condições de chuvas, não atravesse ruas alagadas e procure abrigo;
  • Se estiver em casa, evite utilizar aparelhos eletrônicos ligado direto na tomada.

Em caso de dúvidas e para maiores informações, entre em contato com a Defesa Civil (tel. 199) e o Corpo de Bombeiros (tel. 193). 

Fonte: Portal o Dia