Atleta desaparece após canoa virar em barragem

O atleta, o treinador e outros 4 colegas treinavam no momento do acidente

16/02/2024 - 08:48

Corpo de Bombeiros iniciou na manhã desta sexta-feira (16) as buscas pelo atleta Lívio Claudener, que desapareceu nas águas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, durante treino de canoagem no começo da noite de ontem (15). Lívio estava acompanhado de mais quatro colegas e do treinador, Diego Viana, quando as canoas foram atingidas por um forte vento seguido da formação de ondas na barragem.

Os equipamentos onde estavam os adolescentes e o treinador viraram. Três atletas e o técnico conseguiram nadar até a margem, mas Lívio foi levado pela correnteza e desapareceu nas águas. Conseguiram se salvar, além do treinador Diego, os atletas: Pedro Henrique, Luís Neto, Raimundo Neto e Ariel.

Lívio Claudener era atleta da escolinha Iporanga Canoagem - (Reprodução/Redes Sociais)

Reprodução/Redes Sociais

Em conversa com o Portalodia.com, Til Neves, professor da Iporanga Canoagem, escola da qual os atletas fazem parte, explicou que a tempestade que atingiu a Barragem do Bezerro se formou de repente e que quando os adolescentes iniciaram o treino, o tempo estava bom. Treinar naquele horário, diz Til, era algo comum para Lívio e os demais.

“Foi por volta das 17h30. Eles estavam treinando normalmente quando uma tempestade muito forte se formou e um vento muito intenso atingiu as canoas. Elas viraram e afundaram com eles e o treinador Diego dentro. O treinador e três dos nossos meninos conseguiram nadar até a margem, mas o Lívio foi levado pela correnteza. Foi tão forte o vento que chegou a formar ondas na barragem. Depois de um tempo ele desapareceu”.

Til Nevesprofessor da Iporanga Canoagem

Populares que acompanhavam o treino e que estavam no local quando tudo aconteceu imediatamente iniciaram as buscas. No entanto, a pouca luminosidade à noite não permitiu que o Corpo de Bombeiros mergulhasse na barragem para tentar localizar Lívio. Uma guarnição esteve na Barragem do Bezerro e explicou que as buscas oficiais só poderiam iniciar pela manhã quando houvesse claridade suficiente para os mergulhares trabalharem.

Munidos de lanterna, os moradores de José de Freitas utilizaram as próprias embarcações na mobilização para encontrar Lívio Claudener. “O pessoal daqui da região veio em peso ajudar. Gente com barcos, alguns voluntários trouxeram seus jet-skis, mas infelizmente, até agora, não conseguimos localizar o Lívio”, explicou Til Neves.

Canoa vira e atleta desaparece na Barragem do Bezerro, em José de Freitas - (Arquivo O Dia)

Canoa vira e atleta desaparece na Barragem do Bezerro, em José de Freitas

Por volta das 2h30 da madrugada de hoje (16), as buscas pelo atleta tiveram que ser suspensas por causa da chuva. Nas primeiras hoje da manhã, uma guarnição do Corpo de Bombeiros chegou à Barragem do Bezerro com mergulhadores e embarcações para começar as buscas oficiais.

Lívio Claudener tem 16 anos e vem a ganhando espaço no cenário brasileiro da canoagem de velocidade na categoria cadete. O atleta piauiense é aluno da escolinha Iporanga Canoagem e já participou de competições a nível regional e nacional em 2022 e 2023, tendo sido medalhas de prata e bronze. Lívio figura entre os 10 melhores atletas do Nordeste na canoagem na categoria cadete.

Segundo caso de afogamento em menos de uma semana

A tragédia ocorrida nesta quinta (15) na Barragem do Bezerro é o segundo caso de afogamento registrado no Piauí nesta semana. Na noite da terça-feira (13), tio e sobrinhos morreram após desaparecerem nas águas de um açude em Santa Cruz dos Milagres em uma situação parecida com a que ocorreu em José de Freitas. A canoa onde estavam as vítimas virou.

As vítimas foram: José Ayrton de Sousa Rodrigues da Silva, 47 anos; Gesleyany do Nascimento Silva, 14 anos; e Francisco Jeanderson Evangelista Soares, 16 anos. Os adolescentes estavam se afogando quando o tio pulou na água para salvá-los e acabou sendo levado pela correnteza.

Fonte: Portal o Dia