Caminhoneiro dado como desaparecido é preso por forjar o próprio sequestro

As investigações foram iniciadas após uma carga de leite teria sido desviada

16/02/2024 - 09:23

Rubens José Klemp, de 70 anos, dado como desaparecido desde o dia 03 de fevereiro, foi preso nesta quinta-feira (15.fev), no âmbito da “Operação Forger”, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí e a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas do Estado de Goiás.

Segundo a polícia, Rubens e a proprietária de uma transportadora, estão envolvidos no roubo de uma carga de leite em pó avaliada em R$ 750 mil e no suposto sequestro de Rubens, que até então estava desaparecido.

A ação ocorreu em conjunto com o Departamento Estadual de Investigações Criminais do Estado de São Paulo e a Delegacia Seccional de Corrente do Estado do Piauí.

De acordo com a polícia, as investigações tiveram início depois que uma carga de leite teria sido desviada. O caminhão que transportava a carga foi encontrado abandonado no dia 03 de fevereiro deste ano na cidade de Corrente, no sul do Piauí.

A dona da transportadora menor e do caminhão, que foi subcontratada pela transportadora maior da empresa produtora da carga, fez Boletim de Ocorrência (BO) em Corrente por roubo de carga e sequestro do motorista do caminhão. Alguns dias depois, o motorista registrou outro BO de roubo e sequestro na cidade de Floresta do Araguaia, no Estado do Pará, afirmando que o crime, inclusive, havia ocorrido entre a divisa dos estados de Goiás e da Bahia.

Segundo o delegado de Corrente, Diogo Noronha, durante as investigações, foi constatado que o roubo da carga e o sequestro do motorista eram falsos. A dona do caminhão e também da transportadora menor, que foi subcontratada pela transportadora maior, o motorista do caminhão e mais dois homens, que teriam feito o roubo e o sequestro por meio de um carro menor, estavam envolvidos no desvio da carga.

O carro citado foi locado na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) para que esses dois homens acompanhassem a carga até o destino final.

“As pessoas envolvidas no crime, que até o momento três foram identificadas, estavam em acordo para subtração da carga a fim de dividirem o dinheiro que seria lucrado com a carga supostamente desviada”, informou o delegado Diogo Noronha.

Com isso, as vítimas desse crime seriam a empresa proprietária da carga, a seguradora dessa empresa, a transportadora maior e o estado.

O inquérito envolvendo a operação foi instaurado em Corrente e as prisões também foram representadas pela polícia em Corrente. O núcleo de plantão da Comarca de Bom Jesus no Piauí concedeu as prisões e o juiz expediu os mandados, que começaram a ser cumpridos na operação de hoje, no último dia 13 de fevereiro.

Foram cumpridos os mandados de prisão preventiva contra a dona da transportadora de iniciais I.S.B.R., em Goiânia (GO), e contra o motorista de iniciais R.J.K., em Ribeirão Preto (SP). Os demais envolvidos ainda encontram-se foragidos.

Os crimes pelos quais os dois foram presos e as demais pessoas estão sendo procuradas são: furto qualificado com abuso de confiança, participação de organização criminosa, fraude processual e comunicação de falso crime ou contravenção.

Fonte: Revista Az