PF desarticula esquema de fraudes em licitação no Norte do Piauí
Segundo a PRF, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão
19/04/2024 - 09:39
A Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou nesta sexta-feira (19.abr) a Operação 45 Graus, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações no município de Miguel Alves, no Piauí.
Segundo a PRF, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 em Miguel Alves e três em Teresina. A Justiça Federal também determinou o sequestro de R$ 1 milhão em bens e valores dos investigados.
As investigações, iniciadas pela Delegacia da PF em Parnaíba após auditoria da CGU, apontaram indícios de fraude em licitação para contratação de empresas de manutenção e limpeza de ar-condicionado pelo município de Miguel Alves.
Há indícios de que servidores públicos municipais teriam participado do esquema mediante pagamento de propina. Os elementos colhidos com as investigações comprovam ainda o depósito de verba em contas de pessoas “laranjas”, na tentativa de conferir uma aparência lícita ao procedimento ilegal adotado.
A PF informou que os investigados poderão responder pelos crimes de frustração à licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa e outros que surgirem durante as investigações.